Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 25 de março de 2015

Exposição das obras de Picasso é aberta hoje

25/03/2015 09:54

A mostra conta com 90 peças de Pablo Picasso e outros artistas do modernismo espanhol


/ Divulgação

Por: Agência Brasil
portalweb@diariosp.com.br
Cerca de 90 obras de Pablo Picasso e outros artistas do modernismo espanhol, vindas do Museu Reina Sofía de Madri, estarão em exposição gratuita na capital paulista a partir desta quarta-feira (25), no Centro Cultural Banco do Brasil.
A mostra destaca o modo como Picasso concebeu a modernidade e também como influenciou diversos criadores da época. “Essa exposição fala sobre o papel do Picasso na arte moderna e vem contar a história desse movimento artístico para o público brasileiro”, explicou Roberta Saraiva, diretora executiva da Expomus, que participou da produção.
Os visitantes poderão conhecer mais 36 artistas que se inspiraram nesse grande nome da arte. “Picasso é um artista que influenciou o modernismo no mundo todo. A exposição ilumina o modernismo espanhol a partir dele, com obras de mais artistas de enorme peso, como Juan Gris, no cubismo, e Miró, no abstracionismo. Eles tiveram contato direto com Picasso”, contou Roberta.
As obras estão divididas em oito núcleos temáticos. Um deles é dedicado à imersão no imaginário de Picasso, a fim de descobrir como ele concebeu o painel Guernica, sua obra mais emblemática, que surgiu como uma reação imediata ao bombardeio nazista que, durante a Guerra Civil Espanhola, matou civis na pequena cidade que dá nome à pintura.
Intitulada Monstro e Tragédia, essa parte da exposição, segundo Roberta, apresenta como o artista explorou originalmente, a partir do mito do Minotauro, toda a questão da guerra e do bombardeio. O público terá acesso aos estudos e esboços que fizeram parte do processo criativo de Guernica.

Sem comentários:

Coluna do Magno Martins registra o caminho da prisão para Bolsonaro

  A caminho da prisão –  A depender do planejamento da Polícia Federal, Jair Bolsonaro e seus aliados terão um indiciamento por mês até o fi...