Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 30 de março de 2015

Lissandro Nascimento foi reeleito presidente da ABLOGPe

Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais (3ºBlogger) reuniu profissionais e estudantes do cais ao sertão
Na plenária final do #3BloggerPE, Lissandro Nascimento foi reeleito presidente da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE), no sábado 27 de março de 2015. Com um mandato de mais dois anos, ele pontuou suas principais atividades: criação de núcleos da entidade e o retorno da discussão do Projeto das Mídias Alternativas, que busca a democratização das verbas publicitárias dos três Poderes do Estado (nº 2164).
Lissandro é turismólogo, especialista em gestão de pessoas, comunicador e militante político. Sua monografia acadêmica abordou as Políticas de Turismo no Brasil, escolhida entre as 15 melhores do País pela Fundação Getúlio Vargas. ”É uma pessoa comprometida com o que faz e um entusiasta na defesa das mídias alternativas. Com atividades no movimento político e social desde os 15 anos de idade, ele tem contribuído hoje em aglutinar os blogueiros no fortalecimento das lutas que envolvem a categoria. Sua capacidade de buscar o consenso em um ambiente bastante plural, o fez merecedor desta reeleição”, declarou o jornalista paulista Altamiro Borges, do Barão de Itararé, palestrante que abriu o 3º BloggerPE.
Altamiro abriu o 3ºBlogger, na sexta-feira (27),  e reforçou a democratização da mídia no Brasil. Participaram da mesa, a consulesa Geral da Venezuela no Recife, Carmen Novas Reys; Lissandro (AblogPE);  o secretário de imprensa da cidade de Olinda, Elson Guimarães; Rafael Buda, do núcleo do Barãos em Pernambuco.
Altamiro debateu a propriedade privada e analisou  a publicidade governamental. “Eu acho que o debate aqui foi excelente, porque mostra exatamente isso, as pessoas estão querendo se interar mais com esse tema: a mídia. Às vezes a gente encara a mídia como uma coisa como se não interferisse na nossa vida. A mídia define valores, se você vai ser mais individualista, solidário, preconceitos. Ou seja, mexe com informação”, explicou.
Representando a prefeitura de Olinda, Guimarães citou as decisões que o povo vem tomado nos últimos tempos sobre a comunicação. “O papel da comunicação, no nosso entendimento não tem como exercer a cidadania sem informações, mas por muitas vezes é desvirtuada. Ela não chega de uma forma direcionada, isso passa por um regime editorial que rege a informação do nosso país. Isso não é uma questão nacional, ela se reporta por além das fronteiras do nosso país”, disse.
Outro ponto debatido por Altamiro foi o fortalecimento da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), que atualmente conta com 600 ativistas de conteúdo digital.
Já no sábado (28), o vice-presidente da AblogPE, Lucio Cabral (NotíciasBR) e a Josélia Maria (Blog da Josélia)  mediaram o painel “Contexto Geral pela luta da democratização no Brasil e no Mundo”, tendo como palestrantes Tarso Violin do ParanáBlogs e Eduardo Guimarães, responsável pelo Blog da Cidadania e presidente do Movimento dos Sem Mídia.
Sérgio Bertoni (Fundação Blogosfero) interrogou os blogueiros “Podemos ter uma mídia democrática e a nossa própria internet?”, ao qual debateu com a plenária essas circunstâncias na sociedade.
Sobre a utilidade de uma TV Pública em Pernambuco e no Brasil,  a presidente da União dos Estudantes de Pernambuco, Melka Pinto,  e Ivan Moraes (Centro Luiz Freire) debateram o tema: “Marco Civil da Internet e o futuro da Internet no Brasil”. Dani Nurse e o atual diretor de imprensa da AblogPE, Paulo Fernando, mediaram esta mesa.
Para compreender os assuntos jurídicos, o  Dr. Sílvio Pessoa de Carvalho Júnior, secretário Geral da OAB/PE e o advogado Jairo Medeiros fizeram uma síntese de “A Reforma Política como passo às mudanças estruturais”, com a mediação de Cristiano Pilako.
Debate em plenária
Nesse momento, os blogueiros aprovaram o Regimento Interno dos Núcleos Regionais, as Resoluções Gerais, e reelegeram Lissandro Nascimento à presidência da AblogPE; diretoria, conselho fiscal e coordenadores dos 14 Núcleos Regionais.

A primeira reunião da segunda gestão de Lissandro aconteceu na manhã desse domingo (29). Participaram toda a diretoria, membros do conselho fiscal e os coordenadores de núcleos.

Por Max Felipe



Sem comentários:

Escancarada negociata política : A culpa é do povo?

Aproxima-se as eleições e com elas as negociatas políticas. Há quem defenda que a culpa é toda dos políticos. Há quem afirme que a culpa é d...