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quarta-feira, 3 de maio de 2017

FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS DE PE DECIDEM MANTER A GREVE

Por TV Jornal/ Com informações do JC Online

Reprodução/TV Jornal
Em assembleia realizada na tarde na tarde desta terça-feira (2), os funcionários dos Correios
 em Pernambuco decidiram continuar com a paralisação no estado. Ele alegam que não
 houve avanços nas reivindicações da classe entre elas estão fechamento de agências e
 possibilidade de privatização.
A categoria entrou em greve desde o último dia 26 de abril. Segundo o sindicato, os
 Correios têm cerca de 3,5 mil servidores em Pernambuco e 200 agências. No Brasil, são
 1.250 agências.
Em resposta a decisão dos funcionários de Pernambuco, a Empresa de Correios e
 Telégrafos disse que só irá se pronunciar quando tiver o resultado de todas as assembleias
 realizadas durante o dia de hoje (2).
Para não ficar no prejuízo com demoras e nem perder os prazos para pagamentos de
 faturas, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) elaborou uma relação de 
dicas para orientar os consumidores sobre seus direitos e sobre alternativas para os
 serviços dos Correios.

Envio de encomendas

O IDEC aconselha ao consumidor que precisa enviar encomendas ou correspondências
 com urgência durante o período da greve dos Correios a buscar serviços de entrega
 alternativos ou privados. Empresas como Fedex, Gollog e UPS oferecem transporte
 de encomendas. Ao contratar essas empresas, a recomendação é que o cliente solicite
 que o prazo de entrega seja registrado por escrito. Isso permite a reclamação de eventual
 prejuízo no caso de atraso.

Pagamento de contas

Com a paralisação dos Correios, os boletos podem vencer antes de o consumidor ter 
recebido a fatura, acarretando multas pelo atraso no pagamento. Para não ser surpreendido 
por isso, a recomendação é que o consumidor faça um planejamento do pagamento das 
contas, observando a época em que elas costumam chegar.
Se perceber que o prazo do vencimento está perto e o boleto não chegou, o consumidor
 deve se antecipar, entrando em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor
 (SAC) do credor e solicitar outro meio para efetuar o pagamento. Ele pode pedir o envio
 de uma segunda via do boleto, sem os juros, entrega da cobrança por e-mail ou fax,
 depósito bancário ou código de barra para pagamento em caixa eletrônico.
Caso a empresa não envie uma forma alternativa de pagamento, o Idec ressalta que a
 dívida não poderá ser cobrada com juros e multa.

Serviços contratados

O consumidor que contratou serviços de entrega diretamente com os Correios, como o
 Sedex, por exemplo, pode pedir o ressarcimento ou abatimento do valor em caso de atraso
 na entrega.
Nesse caso a reclamação deve ser feita em algum órgão de defesa do consumidor, como o
 Procon. Ele poderá exigir em Juizado Especial Cível indenização para ressarcimento de 
eventual prejuízo moral ou financeiro.

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