Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

“Avançar” de Temer é promessa eleitoral. O “avanço” é de caranguejo


AVANCAR
Em mais um capítulo do “teatrinho” que é seu governo, Michel Temer lança hoje uma ficção chamada “Programa Avançar”, que seria o “PAC” do golpista.
É tudo uma bobagem, que não só é incoerente com a política de cortes orçamentários que se aprofunda, sem esperanças de se aliviar, como por estarmos na fase terminal (política e cronológica) do Governo.
A rigor, é uma distribuição de promessas e isso se vê pela definição oficial, ridicularizada até pela Míriam Leitão, de que “vão ‘priorizar’ sete mil projetos”. Ou seja, nenhum.
Os ficcionistas chegaram à conclusão de que é preciso criar uma agenda positiva. Aliás, a fórmula se repete em qualquer governo em crise. A ideia é que basta anunciar fatos positivos que a popularidade do governante vai se elevar. Os formuladores do plano tentarão jogar para o esquecimento a crise real do país que ainda está em ambiente recessivo, com alto desemprego, rombos sequenciais nas contas públicas e a aprovação do governo no rés do chão. O slogan é: “Agora, é avançar”.
Deixando de lado que, irritada, a colunista admite a verdade tão negada pelos jornais de que “o país (…) ainda está em ambiente recessivo”, o fato é que o programa de Temer vai apenas fornecer uma lista de obras para que os deputados dizerem que “estão trazendo” para a cidade ou região e tentar amealhar uns votinhos.
Nada vai acontecer, porque não há dinheiro para que as coisas aconteçam. Os desembolsos do BNDES vão ficar no mesmo nível ou até um pouco abaixo do desastre de 2016. A absoluta indefinição do cenário eleitoral é um jato de água fria no já resfriado mundo das concessões.  O preço do que se pider vender terá de ser o de banana.
O país vai andando com a água pelo queixo, torcendo para que  nem “marolas” venham da economia mundial e se Trump mantém-se apenas em bobagens e bravatas.
Sob temer, o Brasil avançará como caranguejo: para trás.

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...