Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 8 de abril de 2014

Tenho Tanto amor Pela Escola José Miguel, que está sendo penoso o que vou reportar. Mas verdade Tem que ser dita!

Hoje, é o segundo dia que a escola José Miguel, situada no Sítio Serra de Capoeira de Orobó, deixa aproximadamente 400 alunos da Educação Básica Sem Merenda Escolar. Não é culpa da Equipe Gestora da Escola e sim da administração municipal.
Nada justifica deixar crianças de Três a 14 anos sem refeições na escola. Se levarmos em conta que o Projeto Mais Educação já começou, piora a situação. Pois é um programa que tem recursos próprios. A merenda acabou, porque foi usada a merenda do projeto, no ensino regular e não foi devolvida a Escola. Fica a pergunta: Não é uma acusação mais uma curiosidade! Para onde está indo o dinheiro da Merenda do Ensino Fundamental?
Ontem, começou a turma da EJA na escola. Como se começa um programa que também tem seus recursos garantidos sem merenda a oferecer.
Segundo a Explicação dada a diretora, é que a licitação foi feita com atraso. Como? Se temos uma equipe competente, inclusive uma excelente nutricionista que acompanha e cumpre direitinho seu papel!
Sabemos que com a barriga vazia, a mente das crianças não funcionam direito. Elas ficam desatentas e inquietas. Hoje tive dó de um aluno meu, de 9 anos. Enquanto eu escrevia um texto para atividade de interpretação no quadro, ao me virar o "bichinho", estava dormindo na carteira. Certamente a fome doía, pois ele é de uma família carente. Ainda Chega sedo na escola. Um aluno de 6,8,9 anos, que chega as 12;00 horas na Escola, não aguenta estudar sem comer nada, até mais de quatro horas.
Sabe porque esses produtos demoram tanto para chegarem em Orobó? Porque vem de outros estados. Se tivessem feito a concorrência licitatória entre os comerciantes locais, evitava-se uma situação penosa como essa, além de desenvolver a cidade ,com o dinheiro circulando dentro dela. Mas, o Homem do Orobó Novo,realmente  preferiu tudo novo. Até dar prioridades a comerciantes de outros estados! Que interesse há nisso? Alguém pode meditar e tirar suas próprias conclusões.
Outa coisa, é que o dinheiro da prefeitura tem como ordenador de despesa o prefeito. Enquanto essa merenda licitada não chega. Será que não havia uma outra maneira de enviar pelo menos Pão e leite para essas crianças não dormirem de fome na escola? Os fins justificam os meios. Gasta-se tanto dinheiro com festa! Vem aí, o Chapafolia. Quantos milhares serão gastos, neste evento, para aparecer para a mídia? Será que dançar muita folia é mais importante, que matar a fome de uma criança que tem garantido em seu Estatuto e na Carta Magna do país, todo apoio e direitos a saúde, alimentação e educação qualificada?
Acorda prefeito! Criança é prioridade em todos os aspectos de sua necessidades básicas.

Por Madalena França.

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...