Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Reunião da Câmara de Orobó, começa em clima de paz e termina em atrito.

                                                                                   Manoel Mariano: O Cristo                                                    da Vez
      Está ficando um tanto complicada a reunião dos parlamentares de Orobó. Os vereadores começam tudo na calmaria e sempre terminam em alfinetadas. 
Os próprios vereadores admitem, que há uma dificuldade em garantir votos para os deputados nesta eleição de outubro próximo ,pois os poderes constituídos andam desacreditados. Os escândalos surgem  a toda hora e por todos os lados. Nisso todos tem razão. É bem verdade que o povo está descrente e desencorajado a votar. Pergunta-se a toda hora, quem será o menos pior?
      Assim como é real, e não adianta ninguém ousar tapar o sol com uma peneira, tentando passar uma boa imagem do prefeito de Orobó como Gestor. A pessoa dele, é particular, na visão de cada um. Todos Nós, temos amigos e desafetos.Como Gestor, a realidade é diferente. Nunca houve, em nossa terra tão harmoniosa, tamanha rejeição e revolta popular, contra uma autoridade eleita democraticamente e com uma maioria esmagadora de votos. Acontecem confusões no Hospital, nas ruas e até em cemitério. Houve um sepultamento em que dentro do abrigo dos mortos, o prefeito foi ofendido, ameaçado de violência por um ex- eleitor.  São tantos casos extremos,a ponto de alguns querer bater nele, que só os cegos de orgulho ferido, não percebem que a imagem do prefeito está muito desgastada. Eu sou terminantemente contra a violência. Não gostaria de vê-lo passando por tamanho constrangimento. É muito pouco tempo de governo, para tamanha mudança do amor para o ódio. Quem Será mesmo vítima? o prefeito ou o povo?

    A Câmara de vereadores sempre foi em Orobó, como uma família unida. Hoje parece que falam línguas completamente diferentes. O povo assiste  e faz a sua análise. Hoje por exemplo, aproveitaram-se da ausência de Lúcio Ramos e Conceição, que faltaram por motivos superiores e sabatinaram Manuel Mariano, que inteligentemente, sozinho deu conta do recado. Jairo tentou contribuir, mais ainda é tímidas as suas colocações ,talvez por falta de experiência, por estar ainda em início de mandato.
É público e notório, que o comércio de orobó está em declínio e não é por culpa de Deus, nem Dilma, nem da inflação. Um dos fatores principais é que o prefeito compra tudo fora. Até papel higiênico. A cidade, nunca foi Polo industrial e a PMO, era a salvação do pobre. Não se pode negar que os 150,200,300 reais, espalhados pela mão desse povo, fez muita falta a quem ganhava e a quem vendia para esse mesmo povo. Isso independe se o ex-prefeito agiu certo ou não. O que se sabe é que ele é muito amado até hoje, pelo povo que ele ajudava. Além disso, a insatisfação é em todas as esferas da sociedade. Basta observar o troca troca de Secretários, de funcionários, de diretores. Parece ser insuportável, trabalhar sobre o comando deste gestor. Ninguém abandona o que é bom! Se houvesse transparência, entendimento, compreensão, positividade neste governo, ninguém se demitia. Do jeito que está difícil a vida, um funcionário que se demite, é porque chegou ao limite do suportável!
Um dos vereadores falou, que o povo  está insatisfeito  porque não está mamando. Hora; se ele está tão defensor assim dessa administração desastrosa, certamente está mamando muito!
    Achei superinteressante quando Manoel Mariano perguntou ao Presidente quando solicitou uma a parte, se em sua visão de experiência política, e conhecedor de todo o município , ele achava que o povo estava satisfeito com o homem que ele hora, estava fazendo altos elogios! O senhor Severino Abreu, alterou a voz e pareceu muito irritado com a pergunta! Obviamente não respondeu. Ele sabia a verdade. Mas, não era conveniente ou Cômoda a resposta ser dada com a verdade. 

 Falando de transparência, é melhor esquecer esta palavra nesse governo. Faz um ano, que a ENTIDADE SINTEPE, solicitou documentos que comprovem os gastos com a Educação e ele Simplesmente não respondeu. Até a quantidade atual, de professores efetivos e contratados, uma resposta simples e direta, foi negada! 
Conclui-se, que a rejeição ao prefeito, não é só por que ele descumpriu as promessas de emprego, de pagar salário mínimo e etc. Mas, é por que ele não tem diálogo com a população, governa como no tempo dos Reis Absolutistas, onde ninguém tinha direito a voz.
  Se ele fez alguma coisa pela cidade, é muito justo. O Prefeito é o Funcionário do povo. É eleito justamente para trabalhar pelo povo. Caso contrário, se ele fosse usar em benefício próprio, todo dinheiro da prefeitura, nesse caso, ele seria caçado.

  O que está havendo nas reuniões da Câmara, é que somos praticamente obrigados a ouvir elogios ao governo, porque esperamos também ouvir as críticas. Na hora dos vereadores favorecidos elogiar, pode!
 Quando chega a vez dos opositores ,não pode. Porque querem negar o inegável.

  Façam as pazes entre vocês, respeitem cada um a opinião do outro e deixem o povo decidir. Se querem Chaparral de novo, ou se reza para que os próximos dois anos voem, para que ele aprenda descer as escadas da prefeitura com os próprios pés, já que subiu nos braços do povo.
Melhor que ser aplaudido na chegada é ser aplaudido na saída! O tempo dirá. Abrirá os olhos dos cegos, ou fechará a boca dos falantes. O povo Bota, o Povo tira. Se não tirar, não adianta reclamar, porque o povo é o maior culpado das misérias da humanidade. Cada povo tem o governo que merece. Já é quase uma regra, com raríssimas exceções. Orobó não sabe votar! incluindo a mim ,que votei completamente errado e duplamente. O que fazer? suportar meu próprio erro até que passe. Pois nada é eterno.

Por Madalena França

Sem comentários:

INSS realiza mutirão de perícia médica para pessoas com deficiência em Pernambuco

  O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social realiza, a partir da segunda-feira (22), um multirão de perícia...