Blogueiros precisam informarem-se sobre ética na profissão...
A associação ABLOGUEPE( associação dos blogueiros de Pernambuco), possui estatuto próprio, e nele está contido esclarecimentos sobre ética na profissão. Trata-se da informação consciente , verídica e responsável sobre seus conteúdos midiáticos. Os fatos devem ser informados com o máximo cuidado, visando a imparcialidade. Quando emite-se opinião sobre o fato, ela deve desvincular-se da notícia, apresentando a opinião do responsável pelo conteúdo após o fato relatado. Uma das cláusulas discutidas no documento oficial da associação, é o respeito que cada associado deve ter por seus irmãos de profissão. Não é ético e de uma tremenda falta de educação, ativistas digitais vir a publico ofender,insultar e denegrir a imagem do outro comunicador, seja por qual for a divergência, de cunho pessoal , política ou de qualquer natureza.
É lamentável que num momento em que a Mídia Digital, procura ganhar força, buscar a união de todos, visando reconhecimento nacional do Ministério das Comunicações, para que verbas sejam destinadas também, aos blogueiros, e não apenas para os grandes jornais e redes televisivas, ainda haja pessoas que usem seus blogs para desmoralizar um irmão de profissão. O objetivo dos blogueiros conscientes é serem reconhecidos profissionalmente como pessoas produtivas, operadoras de conteúdos midiáticos de interesse público e coletivo, contribuintes de um processo informativo para o desenvolvimento da acessibilidade de direitos e deveres que levam as pessoa à cidadania plena.
Qual o verdadeiro papel de um blogueiro(a) de responsabilidade social?
Pesquisar e relatar fatos verídicos que informem e conscientizem aos cidadãos para a realidade de sua comunidade, município ,estado, país e o mundo.
O papel principal do blogueiro é contribuir para cidadania.
Jamais um blogueiro deve desmentir, insultar e querer desmoralizar o outro.
Cada um, faça o seu trabalho e deixe o outro trabalhar.
Um blogueiro pode até copiar a matéria do outro se achar interessante, colocando a fonte de produção daquele conteúdo. Nunca acusar o outro de inútil, desacreditado, caluniador,etc.
Se alguém noticiou um fato a responsabilidade é dele. Se esse fato for inverídico existem os órgãos competentes para averiguação e até punição, se necessário. O que não deve e é desonroso á um irmão de profissão viver exclusivamente de rebater o que os outros publicam, para poder usufruir de benefícios políticos de governantes.
Tem gente em Orobó precisando ler o que é ética e não apenas usar como uma palavra bonita,mas sobretudo praticá-la!
Escrito por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário