17/06/2015 06:58
Governo Federal adia pela terceira vez prazo para começar a multar quem não tem modelo ABC
Por: Diário de S. Paulo
A novela sobre a obrigatoriedade de instalação dos extintores do modelo ABC em todos os veículos ganhou mais um capítulo. O Ministério das Cidades anunciou na segunda-feira (15) que o prazo foi prorrogado mais uma vez, a terceira no ano, e agora passa a valer em 1 de outubro. A proposta de adiamento foi apresentada ao Denatran por mais 90 dias a partir do dia 1 de julho. A decisão, segundo justificou o governo, é um esforço conjunto do ministro e do Departamento Nacional de Trânsito para que os técnicos possam concluir as avaliações que estão sendo realizadas.
A multa começaria em 1 de janeiro, mas como motoristas não encontravam o equipamento para comprar, no dia 7 daquele mês o governo anunciou o primeiro adiamento, dessa vez para 1 de abril. Em março, nova resolução passou a legislação para 1 de julho. Além da dificuldade de achar o extintor, motoristas reclamam do preço. Recentemente o DIÁRIO mostrou que os extintores em lojas especializadas em São Paulo estavam até 140% mais caros na comparação com o fim do ano passado. Em 2014, custava em torno de R$ 50. Atualmente, chega facilmente a R$ 120.
O objetivo da troca, segundo o governo, é garantir maior segurança aos motoristas e passageiros. Os modelos ABC são considerados modernos e atendem todas as classes de incêndio. O pó especial é capaz de combater princípios de fogo em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.
Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de 2004 estabeleceu que, a partir de 2009, todos os veículos deveriam sair de fábrica com o extintor do tipo ABC. O Contran publicará no “Diário Oficial da União” uma nova resolução para formalizar o novo adiamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário