Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Uma aulinha básica de Matemática para os professores efetivos de Orobó.

Apesar de não ser professora de Matemática, hoje resolvi dá uma aulinha de cálculos.


Caros irmãos de profissão 

Vamos sair da nossa disciplina um pouco, para lembrar a velha tabuada? Vocês só precisam saber somar, dividir, e tirar porcentagem. No final, contextualizar o resultado com sua vida, suas noites de insônias, depois de corrigir atividades, preparar sua aulas, procurar novas ideias e métodos que façam vocês obterem resultados. Somem com o amor, mas reflitam sobre a lógica. Está valendo a pena? Você está sendo valorizado como deveria? Trabalhar com amor não deveria vir aliado a justiça? Quantos quilos de apenas amor, são suficientes para pagar, um plano de saúde, a escola dos seus filhos, as roupas ,os calçados, a alimentação necessária para que vivamos com dignidade?
Hoje resolvi fazer com vocês este teste de reflexão e uma demonstração de cálculos que nos levarão à:
Chegar a uma lógica matemática, partindo para  interdisciplinaridade. Quero com isso, atingir a Cidadania, que implica no cumprimento de deveres e na cobrança de direitos. 

Vamos a tabela de correção do FUNDEBE DOS ANOS A SEGUIR:
2013=  8,32%
2014= 7,97%
2015=13,01%
-------------------------
          29,30%
Pronto coleguinhas. O FUNDEB cresceu, 29,30 por cento em três anos.
Lógica: como não houve concurso público, e segundo informações dada pelo próprio prefeito, aposentaram-se em média 50 professores,nós efetivos diminuímos, e os contratados aumentaram. Como eles só ganham o mínimo, um salário de um especialista paga a quase três professores. Logo a folha de pagamento não pode ter aumentado tanto! Quando foi que tivemos rateio? Embora com falhas, nas gestões passadas, exceto o ano 2012.

Vamos a nova operação dos recursos FUNDEB, de janeiro a maio de 2015.
Janeiro=   1.330.841,03
fevereiro= 1.401.471,95
março=      1.388.371,20
abril=         1.746.834,86
maio=         1.174.863,12
____________________________
+                 7.042.382.16 
Pronto queridos. Somados, os meses até maio, chegamos ao montante de sete milhões,quarenta e dois mil,trezentos e oitenta e dois reais e dezesseis centavos. 
Lógica: como o fundo não é fixo o que devemos fazer? Dividir por 5,  relativo aos messes do corrente ano, e teremos a média mensal do FUNDEB. Como o fundo nunca pode zerar,para suprir uma eventualidade de doença de algum professor, vamos colocar os 42.382.16 numa conta poupança. Isso também facilitará o cálculo, pegando apenas os sete milhões. Se dividirmos 7.000.000,00: 5= 1.408.476.43 ( um milhão, quatrocentos e oito mil,quatrocentos e setenta e seis reais e quarenta e três centavos. Essa é a média mensal do FUNDEB.
Tirando 60% deste montante que é a parte que o fundo determina na lei 11.738/2008, como obrigatória para pagamento aos profissionais da educação dá um montante oitocentos e quarenta mil mensal.

Use a lógica:Você acha que recebeu essa dinheirama toda em sua conta?
Quantos somos?
Quem é efetivo que recebe piso?
Quantos colegas efetivos vocês encontram nas reuniões?
Somos pouquíssimos. Vocês querem se aposentar um dia?
Então precisamos lutar por concursos.
Se acabam os efetivos quem descontará para o IMPREO de onde sai o salário dos aposentados?
Enquanto somos poucos e não recebemos metade deste dinheiro, para onde está indo as sobras?
Por que não temos mais rateios se constatamos que tem muito dinheiro sobrando?

Não sou professora de Matemática, mas tentei passar os cálculos. Somem, dividam, tirem porcentagem, usem a lógica e depois tomem suas próprias decisões e tirem suas conclusões.
Espero ter contribuído para sua reflexão.

Um abraço Madalena França.


Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...