Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Concurso em Orobó: Após pressão popular e decisão judicial, Prefeitura de Orobó instaura comissão para organizar concurso



Enfim, após determinação do Tribunal de Contas, decisão judicial e pressão popular o Prefeito de Orobó resolve instaurar comissão que vai organizar o concurso público no município, por força de decisão judicial o Prefeito de Orobó se viu obrigado a organizar o concurso e demitir contratados.

A Prefeitura Municipal de Orobó publicou no Diário Oficial dos Municípios a portaria de instauração da Comissão Organizadora do Concurso Público, a portaria de número 693/2015 foi publicada no dia 18 de Novembro.

Em seu artigo primeiro a portaria cria uma comissão para organizar o concurso público do município de Orobó conforme abaixo.

Art. 1º Constituir a Comissão Organizadora do Concurso Público, para promover e acompanhar a realização do Concurso Público destinado ao provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal do
Município de Orobó, cuja atuação deverá gozar da necessária soberania e total autonomia para deliberar sobre todos os aspectos que envolvam o concurso, devendo ainda: proceder ao levantamento das necessidades dos cargos efetivos a serem providos junto a todas as Secretarias Municipais; apresentar proposta para adequação da legislação municipal visando atender aos quantitativos de cargos necessários à estrutura administrativa com denominações, vencimentos, jornada e atribuições; acompanhar, apoiar e fiscalizar a execução de todos os atos referentes à realização do concurso público, especialmente auxiliar a elaboração de Edital para fins de licitação visando à contratação da empresa especializada que irá realizar o certame; fornecer todos os dados e informações precisas à empresa que vier a ser contratada, para que a mesma possa elaborar os editais necessários a abertura do concurso público;

A portaria ainda nomeou ANELINE DE ALBUQUERQUE AZEVEDO BARBOSAMARIA DE FÁTIMA DE ALBUQUERQUE e JOSÉ ARNALDO DE OLIVEIRA como organizadores da comissão de concurso tendo como presidente Aneline de Albuquerque.

Por fim a portaria estabelece que o prazo máximo para finalização dos trabalhos da comissão é de 60 dias ou seja, 18 de Janeiro, confira a portaria na íntegra ao final desta matéria.

A decisão judicial que forçou a realização deste concurso também proibiu que o Prefeito de Orobó mantenha contratos temporários na Prefeitura de Orobó após o dia 02 de Julho de 2015, ou seja os contratados devem ser demitidos até 30 de Junho.

Entenda:

A Comissão de Organização vai preparar toda a parte burocrática do concurso público, número de vagas, necessidade por secretaria, definir salários e cargos, elaborar edital de abertura de licitação para contratação de banca organizadora entre outros.

Perguntas e respostas:

A Comissão Organizadora vai elaborar a prova?

Não, nesse primeiro momento eles irão apenas organizar o concurso, uma banca organizadora de concurso será contratada por meio de licitação para elaborar as provas, cronograma entre outros, a comissão não tem acesso a esses detalhes.

Essa Banca Organizadora como é contratada?

Será aberto um processo licitatório, várias bancas organizadoras irão concorrer e a que apresentar a melhor proposta vence, o processo pode ser acompanhado por nós se algo não sair dentro do que prevê a lei podemos acionar a justiça.

Quando abrem as inscrições?

A comissão de organização vai preparar a parte burocrática até a contratação da banca organizadora, após isso a banca contratada vai divulgar edital do concurso com cronograma contendo inclusive o período de inscrições.

Quem vai poder participar?

Qualquer cidadão brasileiro de qualquer lugar, desde que no dia da prova esteja no local indicado.

Como fica os contratados?

Conforme decisão judicial o prefeito não poderá manter mais nenhum contratado no quadro de funcionários após 30 de Junho de 2015, essas vagas serão ocupadas pelos aprovados no concurso.

PORTARIA 693 DE 2015




Sem comentários:

Leia mais PF deflagra operação para reprimir a prática de crimes contra a administração pública

  A Polícia Federal em Pernambuco, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes de Corrupção e Desvio de Recursos Públicos – DELECOR/PE –, de...