Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 19 de abril de 2016

Se Dilma está sofrendo impeachement por pedalar, quem esconde o dinheiro das UEX das Escolas é pedalada ou voo rasante?

 

Para os leigos no assunto,   defino as UEXs, para entendimento do assunto que abordarei nas linhas posteriores.
A Unidade executora é uma organização do governo Federal que disponibiliza a Escola cadastrada todos os anos, uma boa quantia em dinheiro, que vem direto para conta da Escola e é administrado por um conselho formado pelo diretor, que geralmente é o presidente, um tesoureiro- aquele que movimenta o dinheiro e outros membros do chamado conselho fiscal, para uso devido desta verba anual em dois seguimentos: Grande parte do dinheiro para material pedagógico( lápis, papel, tinta para impressora, borracha, cadernos etç e uma pequena parte para material de consumo durável da escola ex; arquivos, impressoras e outros
Quais são as regras para o uso desta verba?
Primeiro a decisão deve ser em conjunto com todos os membros da escola ,inclusive representante dos estudantes e de pais de alunos para se decidir,quanto se tem e onde usar. O que é prioridade?
Decidido pela comunidade escolar compra-se, apresenta-se notas fiscais verdadeiras, expõe-se o que foi comprado e vamos ao uso e gozo dos objetos comprados.

Pois, bem. Eu mesma fui diretora da Escola José Miguel junto com Josefa Maria e assim o fizemos por três anos. Depois fui adjunta da Professora Tereza Cristina e assim o fizemos por mais quatro anos.
Deste a entrada do novo gestor estranhamente os professores não sabem mais, quanto veio, o que foi comprado e nem sequer quem administra a UEX no tempo do Orobó Novo.
Jamais estou incriminando ninguém. Até porque não saberia a quem incriminar, se haver ou houvesse algo errado. Só sei, que como fui diretora e conheço as regras, a forma como está sendo utilizando este dinheiro está extremamente estranha.
Pensando que pudesse ser um problema particular de gestão escolar, consultei amigas professoras de outras escolas e constatei que a regra vale para todas.
Alguns colegas me deram indícios de que esse dinheiro não fica mais de posse das diretoras. Elas ou a tesoureira, apenas assinam cheques em branco, para ser utilizado por outras pessoas a mando do chefe. Se isso  se confirmar, é uma coisa muito grave. As escolas podem está sendo lesadas.
Na minha opinião, já está mesmo. Não vejo mais material pedagógico como antes nas escolas. Na minha, falta tinta para impressora , as vezes até mais de 15 dias, papel ofício é tudo muito regulado e não se entrega mais as resmas ao professor. Eu vejo muita carência e nem reclamo, porque nem sei a quem reclamar. Deixo claro que não acho que a diretora seja culpada , ela apenas está cumprindo  ordem. A ilegalidade parte da decisão do prefeito.
Perguntar não ofende: Se Dilma pedalou que nome recebe quem prende o dinheiro da UEX, Voo Rasante?

Escrito por Madalena França.

Sem comentários:

INSS realiza mutirão de perícia médica para pessoas com deficiência em Pernambuco

  O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social realiza, a partir da segunda-feira (22), um multirão de perícia...