Nesta quinta (5), tive o prazer de receber 35 alunos e alunas, do 6º ao 9º ano, e mais cinco professoras da Escola Municipal João Francisco de Melo, no Plenário Governador Eduardo Campos, para uma Aula de Cidadania – sobre a qual pude também fazer um pronunciamento na tarde de hoje na Plenária. Dirigida pela Sra. Valéria Maria Silva de Lima em São José da Coroa Grande, a instituição atende cerca de 1200 jovens de SJCG (sob a gestão municipal do Prefeito Pel Lages), Peroba, Barra Grande, Maragogi, São Bento e Japaratinga.
A Aula de Cidadania faz parte do projeto Conhecendo a Assembleia de Perto e inclui visita guiada ao Museu Palácio Joaquim Nabuco e aula sobre a atuação parlamentar, numa busca de promover a construção de uma consciência cidadã e política por milhares de jovens estudantes pernambucanos.
A ocasião não poderia acontecer num dia mais pertinente, visto que hoje é comemorado o Dia Nacional da Cidadania – criado em homenagem à Constituição Federal de 1988 (conhecida como Constituição Cidadã e promulgada após o fim do regime militar, restabelecendo os direitos civis aos brasileiros), com o intuito de oportunizar à sociedade um espaço para reflexão sobre a garantia do exercício da cidadania e da democracia no Brasil.
A vinda desses estudantes à Alepe simboliza a importância do engajamento dos jovens, na consolidação democrática. Sua busca por informações e participação nos espaços decisórios busca assegurar os direitos da população, ao passo que sublinha o nosso dever, enquanto parlamentares, de construir as leis que regem este Estado e fiscalizar o seu devido cumprimento, a fim de que a cidadania seja presente não só na data de hoje, mas nos demais dias do ano.
Agradeço, mais uma vez, às presenças dos(as) alunos(as) e das professoras Ana Cristina da Rocha Lima, Alexandra Buarque dos Santos, Claudia Maria da Silva e Enedina Pereira de Lira Filha, Adriana Patrícia Alves Machado, que compareceram hoje à Alepe! Espero que sempre retornem à Casa Joaquim Nabuco, e que a visita de hoje possa inspirar esses estudantes a, quem sabe um dia, se tornarem parlamentares, representantes do nosso “Leão do Norte”.
Sem comentários:
Enviar um comentário