Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Fica sempre o maior perfume nas mãos de quem doa Flores: Gratidão a Câmara Municipal de Orobó pelo aconchego com o qual homenageou a nós professores. Muito Obrigada!

Feliz aquele que aprende quando ensina, e põe em prática a palavra EDUCAÇÃO !

Minha gratidão a todos os vereadores e de modo singular, a pessoa da presidente Maria do Carmo( Lia de Sebastião Urbano), pela digna, justa e belíssima homenagem prestada a todos nós, pela passagem do 15 de Outubro, Dia do Professor!

Há momentos em que reconhecer um gesto delicado, uma atitude bonita, não é bajulação. É dignidade e Justiça. Agradeço a todos e de modo particular a Lia, Presidente da Casa, que me recebeu com um sorriso, um seja bem vinda e pensou cada detalhe, desde as Paródias que nos emocionaram, as flores a nós ofertadas, que nos remontou a Democracia Ateniense, onde os professores e todos os heróis olímpicos, eram homegeados com flores, ao aconchego do ambiente, de um tom suave, leve e de paz.

Estava tudo lindo e impecável!


Os professores e diretores foram recebidos com flores. Em seguida, foi cantado o Hino Nacional. A presidente conduziu com a maestria da boa Professora que sempre foi: Educada, elegante na aparência e na dinâmica da oralidade culta. Em seguida, passou a palavra a professora e Dª Advogada, Conceição Arruda, que deu um Show de Cidadania, representando extraordinariamente cada um (a) professor(a), no pensamento transformador e evolutivo de uma sociedade plural e de grandes desafios para os que receberam de Deus a missão de professar, o amor, a sabedoria, o conhecimento e o desejo de igualdade e justiça social. Ela fez um passeio pelas dores da sociedade e pelo insubstituível papel do professor/ educador. Foi do ensinar ao aprender, do Direito ao amor, do profissional, ao humano.

Valorização do professor, não é tão somente salário. Embora  seja extremamente necessário e indispensável que ele seja digno e justo. Passa também, pelo respeito, pela saúde fisica e mental, pelo direito de ser e sentir-se igual, sendo diferente. Ser livre no sentido amplo. Conceição deliberou sobre tudo isso, de forma brilhante. Em seguida o professor Mestre , Armando Gonsalves, um lorde por natureza, Historiador por excelência, fez uma linha do tempo do que é ser professor em épocas distintas. Ele mostrou o significado e a importância de se reinventar, buscar conhecimento, não se desesperar com o inesperado, ver luz na escuridão do desconhecido, romper e casulo e voar como borboletas no mundo das descobertas da Era Tecnológica, revendo nossas utilidades e desbravando novos mundos, novos sonhos, outros universos e um só destino. A vitória do Saber, consiste no aprender todo dia uma nova versão de si mesmo.

Todos os vereadores discursaram e renovaram o compromisso conosco de se fazer instrumento de justiça para com os direitos do Professor.  Cada um ao seu modo, reconheceu  a importância da Educação e do Educador. Destaco aqui o brilhantismo do meu vereador, Lúcio Donato, que é protagonista nato da defesa de todas as categorias trabalhistas. Mas quando se trata de Educação e professor, ele é um excelente advogado dos nossos sonhos. É um persistente admirador  da minha luta e da minha guerra pela paz de todos. Gratidão pela referência que me fez hoje e me faz sempre.  Ao fazer o reconhecimento ele lembrou, que todas as honras que recebemos foram merecidamente justas . Mas que as flores e palavras que embelezaram e inflaram nosso ego, também deveriam convertessem na prática, em ações concretas. As necessidades da alma são lindas, mas não excluem a necessidade do pão na nossa mesa, cada dia mais difícil. Porém esse é assunto para  reportagem exclusiva de um projeto que ele protocolou na Casa hoje, que será discutido e votado, que solicita reparos a nossa perca salarial destes tempos difíceis. Merece uma página exclusiva em outra oportunidade.

Termino agradecendo a todos . Da presidente aos demais vereadores, a cada funcionário da Casa, que trabalhou para nos dar uma tarde memorável. Obrigada a cada um de vocês! Me senti acolhida, aceita e me reconheci em várias daquelas falas. A professora que fui e sou nesses 35 anos de luta, esteve na Oratória Culta de Armando, na profundidade dos relatos de Conceição, nos tempos mais difíceis e dinâmicos expostos pela presidente, Maria do Carmo, no depoimento de Enistayne de quem fui professora, cobrei e exigi que ele aprendesse as letras, para hoje está lendo bem o mundo. Ele só esqueceu de contar, que por ser o garoto mais bonito da turma, ele trocava as lições pela paquera e encantando as meninas , desencantava a professora com suas tarefas quase sempre, não resolvidas. Brincadeirinha, viu Chefe! Eu sempre tratei você e seus irmãos , como a extensão da minha família. Lhe quero bem e torso muito pelo seu sucesso. Juízo, nessa nova fase!



Deixo aqui meu abraço ao meu diretor Nivaldo, que dirige a José Miguel, com olhar de Deus e me convidou a participar com ele dessa festa bonita. A todos os colegas professores a quem representei, defendi e defendo por tantos anos. Se poder aceitar um conselho dessa que tem uma vida de esperiência com a Educação, eu diria a cada um de vocês: Antes de ser um gigante do saber, seja um Gigante SER HUMANO! Nessa nossa profissão , é impossível ser um bom profissional sem antes ser , uma criatura HUMANIZADA.  Um sonhador de um mundo melhor e menos discriminatório. Por isso, eu chamo a nós professores, de POETAS DO AMOR!

Foi Lindo! Um "Xero" bem grande para cada um de vocês! A palavra hoje é gratidão. Obrigada Vereadores, por lembrar de nós!

Vejam algumas Imagens.




Obrigada pela companhia povo lindo, que amo de paixão desde sempre! Minha amiga bela, Cida e Marcos Andre.


Nossa turminha de Luta. Obrigada!



































Essas são fotos do meu celular tirada de longe. Desculpem a qualidade da imagem. 


Um abraço. Madalena França


Sem comentários:

Bancos de desenvolvimento reafirmam compromisso com inclusão produtiva e apoio a projetos de prevenção de riscos ambientais

  O Banco do Nordeste (BNB) e os demais membros da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) reafir...