Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 24 de outubro de 2021

Em Nazaré da Mata-PE Caso Chocou a Cidade: dois balconistas de farmácia oferecem álcool 70% a um homem embriagado

  Imagens foram postadas nas redes sociais pelos balconistas, que foram demitidos, após a repercussão do caso ocorrido em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.



Homem toma dose de álcool 70 oferecida por funcionários de farmácia em Pernambuco
        
 Um vídeo postado nas redes sociais por dois balconistas de uma farmácia, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, provocou revolta na cidade. Eles ofereceram uma "dose" de álcool 70% a um homem de 60 anos que tem problemas de alcoolismo. Sob incentivos da dupla, o homem tomou o produto, que é nocivo ao organismo (veja vídeo acima).

O caso ocorreu na quinta-feira (21), na Farmácia Avenida, no Centro de Nazaré da Mata, cidade que tem cerca de 32 mil habitantes e fica distante 70 quilômetros do Recife.

O nome e a imagem da vítima foram preservados, a pedido do advogado. A direção da farmácia informou, nesta sexta (22), os dois funcionários foram demitidos.

Agora, o caso está com o setor jurídico da empresa, que vai esperar o caso ser formalizado para se pronunciar.

O escritório de advocacia que está apoiando a vítima informou que não conseguiu registrar o boletim de ocorrência por causa de falha no sistema na Delegacia de Nazaré da Mata. O fato foi confirmado pela assessoria da Polícia Civil.

Álcool a 70% é colocado em copo por balconista de farmácia, que incentivou homem a ingerir produto,  na Zona da Mata de Pernambuco — Foto: Reprodução/Redes sociais
Álcool a 70% é colocado em copo por balconista de farmácia, que incentivou homem a ingerir produto, na Zona da Mata de Pernambuco — Foto: Reprodução/Redes sociais


Vídeo
O vídeo mostra o momento em que a vítima recebe o copo. O homem está sem sapatos e com roupas sujas. A máscara de proteção está pendurada no queixo. Ele apresenta sinais de embriaguez.
        
Na imagem, aparece a mão de um dos balconistas da farmácia segurando a garrafa. É possível observar o rótulo de álcool 70%.

O homem questiona se é álcool e recebe a resposta afirmativa. Em seguida, um balconista coloca um pouco do produto e manda o homem beber. O outro funcionário também incentiva.

A vítima pede um confeito, que como é chamado bombom em algumas localidades de Pernambuco. O vídeo mostra o homem colocando o copo em uma prateleira. Depois, ele ingere o líquido em um só gole.

Um dos balconistas ainda pergunta se o homem que outra “dose” de álcool. A vítima diz que não e coloca o bombom na boca. O vídeo termina com os funcionários da farmácia dando gargalhadas.

Repercussão
O fato ganhou repercussão nas redes sociais a partir de da postagem do delegado Tiago Henrique, que se mostrou revoltado.

Mesmo de licença médica, ele se posicionou sobre o caso, pelo Instagram. “É um vídeo estarrecedor. Esse senhor é alcoólatra, doente. É bem provável que essas pessoas sejam autuadas por constrangimento ilegal e por tentativa de lesão corporal”, afirmou.

O delegado entrou em contato com o advogado Mário Cesar Barbosa, que passou a acompanhar a vítima.

O defensor disse ao g1, por telefone, que a vítima é uma pessoa conhecida em Nazaré da Mata por circular pelas ruas pedindo dinheiro e bebidas.

“Ele tem casa e mora com um irmão. Já foi casado. Todo mundo sabe quem é gosta dele. Por isso, houve essa revolta na cidade. Ele esteve aqui e ficou preocupado com o que poderia acontecer com as pessoas que fizeram isso com ele ”, afirmou Márcio César.


O advogado disse, ainda, que o homem que ingeriu o álcool tem poucas condições financeiras e vive em uma situação de vulnerabilidade de saúde.

“Esse é o problema. A farmácia tinha o dever de cuidar. Os balconistas não só deram o álcool a ele como também incentivaram a ingestão e postaram nas redes sociais”, disse.

Diante dos fatos, o defensor estuda a forma de cobrar à farmácia a reparação de danos ao homem que foi induzido a tomar o álcool 70%.

“Temos que pensar na esfera cível. Podemos ter um caso de uso irregular da imagem e injúria, por causa da exposição pública. Sem falar na questão de saúde”, afirmou.

Mário César disse também que vai formalizar a denúncia na segunda-feira (25) de manhã. “Nosso escritório fica ao lado da delegacia. Estão com problema para registrar o boletim de ocorrência”.

Questionado pelo g1, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-PE) informou que a entidade fiscaliza a atuação dos profissionais farmacêuticos e a situação legal dos estabelecimentos.




Diante de um fato como o que ocorreu em Nazaré da Mata, o conselho informou eu pode atuar a partir da formalização de denúncia, pela internet.

Risco
A ingestão de álcool a 70% pode provocar danos ao organismo. Além do alto teor alcoólico, o produto vendido em farmácias pode conter substâncias nocivas.

Gastroenterologista do Hospital das Clínicas (HC,) o médico Severino Santos afirmou que a ingestão de um produto como esse pode causar danos a vários órgãos. O principal impacto apontado por ele é no fígado.

"Pode ter dano hepático grave. A pessoa vai ter dificuldade para metabolizar essa substância com grande teor alcoólico", comentou.

Além disso, existe o problema da mistura de álcool vendido em farmácia a outras substâncias. "O álcool pode ser associado a outros produtos que não podem ser ingeridos", afirmou.

Informação Casinhas Agreste
Postado por Madalena França

Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...