Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 30 de outubro de 2021

Efeito Bolsonaro/ Nos últimos 2 anos 9 Milhões de brasileiros vivem na miséria e 116, 8 Milhões estão em insegurança alimentar.

 

A normalização da miséria

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

As brigas políticas sempre servem como uma cortina de fumaça para os graves problemas enfrentados pelo Brasil. Entre eles, a fome, que assola 19,1 milhões de pessoas no país, de acordo com dados da Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

Houve um ingresso de nove milhões de brasileiros na triste estatística nos últimos dois anos. Além dos que não têm o que comer, 116,8 milhões passam por insegurança alimentar, ou seja, mais da metade da nossa população. Não por acaso, imagens de pessoas disputando restos de comida em caminhão de lixo ou até mesmo a venda de ossos em açougue sintetizam a miséria da sociedade brasileira.

Pior do que isso é a perda da capacidade de indignação. Não é normal que compatriotas tenham de se sujeitar a situações tão degradantes. Enquanto isso, em Brasília, centro do poder, não faltam recursos àqueles que em tese representam o povo.

As emendas do relator do Orçamento da União, chamadas de RP9, têm garantido a deputados e senadores recursos bilionários sem o devido controle. Daí o apelido de “orçamento secreto”. Caso a PEC dos Precatórios avance no Congresso, maquiando a ruptura do teto de gastos, mais R$ 16 bilhões são estimados para os parlamentares em 2022, ano de eleição.

O problema não está somente na classe política. Salários e penduricalhos vultosos estão à disposição do Judiciário. E quando um juiz se envolve em ilicitude, como é o caso do magistrado Levine Raja Gabagliba Artiaga, do TJGO, que liderava um esquema de decisões fraudulentas com desvios de R$ 18 mi, acaba por vezes em aposentadoria compulsória.

No Recife, a poucos metros do Palácio da Justiça e da sede do Governo do Estado, há a peregrinação de pessoas em situação de rua. Lonas plásticas e barracos de papelão tomam conta da Rua do Imperador, reflexo do abandono do Centro da cidade e da ausência de uma política habitacional por parte da Prefeitura.

Pode um país assim dar certo? https://www.blogdomagno.com.br/ver_post.php?id=228128

Postado por Madalena França

Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...