Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 30 de junho de 2023

O Paraiso e o inferno: melhores e piores lugares para se viver...

 



O paraíso e o inferno

Um levantamento inédito do Brasil em Mapas, com base em dados do Atlas do Desenvolvimento Humano-PNDU, aponta quais os melhores Estados e Cidades para se viver no Brasil, assim como também o outro lado da moeda, os piores. São Paulo ganha disparado entre as de altíssima qualidade de vida, seguida por Santa Catarina e o Distrito Federal.

Por ordem, aparecem também Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais. Nesta classificação, o Nordeste ficou de fora. Na outra faceta, dos ruins, no Nordeste aparecem liderando Alagoas, Maranhão e Piauí. Numa posição intermediária, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Seguem-se o Ceará, Sergipe e Pará.

Muitas pessoas sonham em saírem de onde estão para começarem a vida do zero. Entretanto, encontrar cidades cujo custo devido não seja tão alto pode ser um desafio, mesmo que não seja uma tarefa impossível. O ideal é ter em mente quais as características dos locais em que você quer viver e, claro, quanto está disposto a gastar.

Nesta classificação, a ordem é a seguinte: Feira de Santana, na Bahia; Caruaru, em Pernambuco; Campina Grande, na Paraíba; Goiânia, em Goiás; Uberlândia, em Minas Gerais e João Pessoa, na Paraíba. Já as cidades que mais geram emprego, a ordem é a seguinte: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Salvador, Curitiba, Manaus e Recife.

Os rankings levaram em consideração alguns dados de instituições como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foram avaliadas as condições de saúde, educação, desigualdade e oportunidades de renda. Os estados que passaram por um processo de industrialização possuem uma maior tendência às primeiras posições do ranking. Este processo também se reflete nas capitais do país, naturalmente. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a distribuição de renda. Os locais com maior concentração de renda tendem a ter uma posição mais baixa no ranking.

Faltam investimentos – Se o Brasil é um país tão rico e ao mesmo tempo tão pobre, por que tantas desigualdades? Segundo o estudo, isso se dá porque existem poucos investimentos públicos e privados nos Estados do Norte e Nordeste, o que contribui para o disparate econômico entre os entes da Federação. Além do mais, o processo de industrialização do País ocorreu principalmente entre os entes da região Sudeste. O Distrito Federal, que aparece no segundo lugar da lista de melhores locais, é onde está localizada a capital do país, Brasília. Portanto, é natural que fique em uma boa colocação no ranking.(da coluna do magno Martins)

Postado por Madalena França

Sem comentários:

A versão de Dui do Bujão e a resposta da Blogueira em defesa da parte que lhe toca....

 Em respeito ao meu público , pelos mais de 10 anos deste honrado veículo de informação venho postar a versão enviada pelo empresário Eduard...