Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Lula volta a cobrar redução da taxa de juros e diz que Campos Neto precisa se explicar ao povo e ao Senado




Do Blog do Magno Martins

Postado por Madalena França

 O presidente Lula voltou a defender, hoje, a redução dos juros no Brasil. Ele também fez uma cobrança ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que, para o petista, precisa explicar ao povo e ao Senado por quais motivos a instituição não reduz a Taxa Selic. Definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do BC, a taxa está em 13,75% ao ano – o maior patamar em seis anos e meio. As informações são do portal G1.

“Apenas o juro precisa baixar, porque também não tem explicação. O presidente do Banco Central precisa explicar, não a mim, porque eu já sei o porque ele não baixa, mas ao povo brasileiro e ao Senado, por que ele não baixa [a taxa]”, disse. Com o Banco Central independente, Lula não tem poder para demitir Campos Neto, que foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para a presidência da instituição.

Somente o Senado pode retirar Campos Neto da presidência do BC, o que não está no radar da Casa Legislativa, apesar da pressão de governistas. O mandato de Campos Neto na instituição financeira vai até o fim de 2024. O presidente do BC tem dito que a definição da taxa de juros segue critérios técnicos, e levam em consideração diversos aspectos, como a inflação e a credibilidade econômica do país.

Sem comentários:

A versão de Dui do Bujão e a resposta da Blogueira em defesa da parte que lhe toca....

 Em respeito ao meu público , pelos mais de 10 anos deste honrado veículo de informação venho postar a versão enviada pelo empresário Eduard...