Foi em clima de paz, que o Vereador Manuel Mariano presenteou a sociedade com informações importantíssimas.
O vereador como diz o lema, é o político mas próximo do povo. Esse mesmo povo, espera que ele o represente, já que é impossível escutar a voz de todas as pessoas. Estas os elegem para ser as suas vozes. Desta feita, o povo fica muito satisfeito, quando o vereador usa seu tempo na Casa Legislativa para esclarecer, interceder, informar, cobrar, falar para o povo, com o povo e pelo o povo. Sem dúvidas, esta foi hoje a boa ação do ilustre vereador *Manuel Mariano*. Valeu nobre vereador! Tenha certeza, que muitos de casa lhe aplaudiram e a sociedade agradece o gesto bonito,corajoso e digno dos direitos cidadãos. Embora esta seja uma obrigação de todo vereador, se dois ou três, fizerem bonito seu papel, o objetivo será alcançado. População informada exige direitos e toma decisões para futuras escolhas. A inocência é a chave que muitas vezes abre as portas do abismo. Só podemos nos livrar de pedradores se conhecermos bem a selva onde pisamos. Há muito, desde que a professora Madalena deixou a liderança do SINTEPE, os educadores não eram informados do dinheiro que pertencem a eles. Você hoje lhes deu um grande presente. A informação que todos procuravam. Disse o vereador que o FUNDEB já recebeu este ano de Janeiro até dez de maio R$ 6.305.660,96( seis milhões,trezentos e cinco mil., seiscentos e sessenta reais e noventa e sei centavos.) Sendo que 60% desse montante é para pagamento exclusivo de salários dos professores. Talvez o vereador tenha esquecido ou não tenha conhecimento, que é obrigatório o município em contrapartida, acrescentar no mínimo mais 5% de toda a arrecadação para o pagamento dos profissionais, e mais 20% para custeio educacionais para somar- se aos 40% da divisão do bolo FUNDEB. Uma vez que, o município tem obrigatoriedade de investir no mínimo 25% de toda renda na Educação. Vale lembrar que o FUNDEB é para pagar os profissionais da ativa, que não chega a duzentos efetivos. Mais de cinquenta se aposentaram nos últimos dois anos,outros estão em licença sem vencimentos, por motivos particulares. Concluindo, são poucos os que recebem o piso salarial,que é de maior valor. a grande maioria , são contratados e recebem apenas um salário mínimo.
Perguntar não ofende. Será que está vindo para o bolso do professor todo esse montante?. Se somarmos os contratados que recebem apenas o mínimo, resta quanto? Daria um salário altíssimo para os efetivos. Sera que não está na hora de se fazer concurso público? E o Plano de Cargos e Carreira precisa de quantos anos de estudo? Será que não está na hora de retirá-lo das gavetas empoeiradas?
Na falta d'água, "choveu dinheiro" na Educação de Orobó. Está faltando é TRANSPARÊCIA!
A professora Madalena também agradece as preocupações dos vereadores Manuel Mariano e Dr. Jorge, pelo assunto abordado em relação a sua pessoa. Diz o ditado popular, que quem não deve não teme. Assim sendo, tudo será resolvido em breve. O caso já se encontra em boas mãos. De qualquer forma muitíssimo obrigada!
O quadro abaixo vem mostrar a população de Orobó a veracidade das informações dadas pelo vereador Manuel Mariano, acrescida de outras. Ou seja, de dinheiro recebido pelo município este ano de 2015, totalizando (11.265.061,78) Pelas informações o município em questão financeira, anda muito bem. Só não sei se a classe carente anda tão bem assim!
Sem comentários:
Enviar um comentário