Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Perigo: Transmirsssor de doença de Chagas é Encontrado na área Urbana de Boa Vista

G1 RR
Pesquisadores da UFRR encontraram 127 barbeiros em área urbana de Boa Vista (Foto: IOC/Fiocruz/Divulgação)Pesquisadores da UFRR encontraram 127 barbeiros em área urbana de Boa Vista (Foto: IOC/Fiocruz/Divulgação)
Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima encontraram focos de barbeiro - inseto transmissor da doença de Chagas - em um apartamento em Boa Vista. A descoberta foi divulgada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) nesta segunda-feira (21).
Segundo a Fiocruz , esta é a primeira vez no Brasil que o inseto triatomíneos da espécie Triatoma é achado habitando um ambiente domiciliar urbano em boas condições de uso.
A descoberta foi feita em setembro de 2015. Na ocasião, alunos da UFRR faziam uma aula prática de entomologia e encontraram ao todo 127 insetos barbeiros na caixa de ar condicionado de um edifício residencial.
  •  
Insetos foram encontrados dentro da caixa de um ar condicionado em um prédio na área urbana de Boa Vista (Foto: IOC/Fiocruz/Divulgação)Insetos foram encontrados dentro da caixa de
um ar condicionado em um prédio na área
urbana de Boa Vista (Foto: IOC/Fiocruz/
Divulgação)
Os 127 barbeiros foram achados dentro de um tijolo. Os insetos estavam em diferentes fases de desenvolvimento, desde ovos até adultos, o que demonstra que a colônia estava estabelecida, conforme o Fiocruz.
“O fato de que barbeiros T. maculata podem viver em nichos externos em paredes bem rebocadas da habitação humana é um fato novo na epidemiologia da doença de Chagas nas Américas que não deve ser negligenciado”, ressaltam os pesquisadores em um artigo que foi escrito sobre o caso.
De acordo com os pesquisadores, geralmente os insetos são achado ao redor de domicílios; em ninhos de pássaros, especialmente pombos; galinheiros; chiqueiros e currais. Em Boa Vista, os insetos foram achados próximos a ninhos de pombos.
Embora nenhum inseto ter sido encontrado no interior dos apartamentos, os moradores relataram que já viram barbeiros dentro dos imóveis.
A Fiocruz afirmou que na época, a Secretaria Estadual de Saúde se responsabilizou pelos procedimentos de desinfestação do local. O G1entrou em contato com o governo sobre o caso e aguarda retorno.

Sem comentários:

Ainda bem que decepção não mata. A política de Orobó é uma depreciação da honradez humana...

  Indignada! chocada! estapafúrdia! Passada... Não encontro adjetivos para descrever uma cena tão chocante! Ao me deparar com essas imagens,...