Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Sonhos de Natal de vovôs e vovós comovem a web

21/11/2016 17:15


Idosos de um asilo em Sorocaba, no interior de São Paulo, anotaram seus desejos em lousas
Por: Larissa Quintino
larissaq@diariosp.com.br
A tradicional combinação entre lousa e um pedaço de giz comoveu internautas e irá ajudar a realizar os sonhos de Natal de 91 idosos do Lar São Vicente de Paulo, em Sorocaba, no interior de São Paulo.
A partir da ideia de um grupo de voluntárias, foi perguntado a cada um dos velhinhos no local o que eles queriam ganhar esse ano. As respostas foram postadas no Facebook do Lar e compatilhadas por mais de 47 mil pessoas em um intervalo de uma semana.
Uma das moradoras do lar, a escriturária aposentada Anice Garcia, de 78 anos, irá realizar um sonho de juventude: ver de perto um show de Roberto Carlos. Fã do rei desde a Jovem Guarda, ela afirma que o mais perto que chegou dele foi na televisão. “Quando as meninas vieram me perguntar o que eu queria, eu demorei um tempo, e aí falei qual era meu sonho. Eu nem acredito que vai ser realizado”, disse empolgada. Dona Anice irá ao show do rei no próximo dia 3, em Sorocaba. A produtora do evento foi quem apadrinhou o sonho da idosa.  
Há oito meses, Dona Anice foi morar no lar. Cansada de viver sozinha em um prédio cheio de escadas, ela colocou o apartamento à venda e foi atrás de companhia. “Aqui eu não perco mais a missa. São duas por semana. Antes, não conseguia ir porque era difícil de pegar o ônibus”, disse a idosa que era viúva havia 30 anos e tem duas filhas e três netos. “Entendo que elas são muito ocupadas, então agora eu não fico mais sozinha”, disse. 
A assistente social responsável pelo lar, Ângela Rezani, disse que a ação ajudou os idosos a se sentirem valorizados. “Na verdade, a repercussão surpreendeu. Nosso trabalho aqui é resgatar a autoestima desses idosos e essa ação foi muito bem sucedida nisso”, contou. 
Oficialmente, os presentes serão entregues no dia 18, numa festa com as pessoas que adotaram os sonhos dos velhinhos e o Papai Noel.
Ângela conta que todos os presentes que chegam são destinados aos próprios idosos, independente se eles ganhem uma unidade ou mais. “Teve um dos vovôs que pediu panetone, por exemplo. Já veio bastante gente visitá-lo e trouxe. Ele disse que é bom, porque tem várias pessoas que quer presentear”, afirmou. 
Sem rivalidade
O são paulino Bruno Tiburcio, de 27 anos, se comoveu com o pedido de um dos moradores do lar, que disse que o sonho era ganhar uma camisa do Corinthians. “Sou fanático por futebol então faço questão de dar para ele algo que sei o quanto vai ser importante. Vamos mostrar que não há rivalidade, só respeito entre os torcedores”, disse o padrinho do Seu Antônio. 
Além do pedido da camisa do Corinthians, outros três senhores disseram que o sonho é ter uma camisa do Palmeiras. 
Um deles, Waldomiro Silva, de 64 anos, conta que viveu em 2016 um período de grandes mudanças: há quarenta dias ele reencontrou o irmão com quem não falava há anos e que trocou as ruas pelo lar. 
Seu Waldomiro, mecânico aposentado, viveu mais de 10 anos sem um teto após a morte de sua mulher, que era 20 anos mais velha. 
“Ela teve um câncer no esôfago e me deixou. Entreguei a casa para a família dela e fui para a rua”. Agora, após o reencontro com a família e a nova casa, Waldomiro diz que falta esse sonho. “Sou palmeirense desde sempre e nunca consegui uma camisa. Essa vai ser especial”, completou. 
O capitão do time alviverde, Dudu, ficou sabendo da campanha e, em suas redes sociais, disse que irá pessoalmente presentear os vovôs.

Sem comentários:

Eleições 2024: Google proíbe publicidade política para as eleições municipais deste ano

  O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipai...