Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 27 de junho de 2020

Exclusivo: Ilustre Prefeito João Camelo concede entrevista ao Blog Com Deus e a Verdade e esclarece muitos fatos e boatos malditos sobre sua terra...

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, closeup e interiores

Em tempos de Pandemia a maioria dos compromissos são virtuais. De tanto ouvir polêmicas, videos maliciosos, e fofocas de um pequeno grupo aliado da pré-candidata de Casinhas, resolvi falar com o ilustre prefeito daquela cidade, o Senhor João Camelo. Quando se trata de imprensa, os governantes tem sempre um pé atrás. Além disso, eu sou uma pessoa muito direta e transparente que as vezes assusta. Com ele foi tudo muito tranquilo. Percebi mesmo por telefone, a autenticidade de suas palavras, a simplicidade do ser Governo, a tranquilidade de quem fala sem medo. Um homem respeitoso, firme e muito aberto ao diálogo. Só tenho a agradecer a maneira digna e compreensiva como fui atendida por ele. Claro, de maneira totalmente virtual. Mas ele dedicou o seu tempo, me ouviu e , correspondeu de maneira clara e elegante, sem deixar de me responder nenhuma pergunta nem mesmo , as mais duras que fiz. O meu Jornalismo é imparcial e não poupa ninguém.
O objetivo dessa entrevista foi comparar os impostos que pagamos em Orobó com o município vizinho, para entendermos o porque estamos sendo enganados e lesados nesses impostos.
Leia com calma a entrevista  tire você mesmo, suas próprias conclusões.

Blog: Alô? Permita-me apresentar-me: eu sou a Professora Madalena França do Blog com Deus e a Verdade de Orobó, o senhor teria um tempinho para me responder algumas perguntas se não for lhe incomodar?
Sr. João Camelo: Já ouvi falar de você, é um prazer conhecê-la, mesmo assim por telefone. Pode perguntar, se eu souber lhe respondo.
 Blog: Senhor prefeito, tenho visto muito nas redes sociais, o seu nome e algumas noticias de sua terra. Até comparando com Orobó as diferenças de obras executadas. Qual o número de habitantes de Casinhas?
Prefeito: professora, não se pode comparar as verbas que vem para Orobó com Casinhas pelas seguintes razões: Vocês tem ai, perto de 25 mil habitantes. É quase o dobro daqui. Casinhas tem hoje
14.219 (quatorze mil e duzentos e dezenove habitantes) segundo o IBGE.
Além disso, os deputados que votamos são oposição ao Governo Federal, o que dificulta o envio de verbas ao município.
Blog: Quanto o seu município  recebeu de emendas parlamentares, para obras nessa última gestão?
Prefeito João Camelo- Nenhum recurso ainda foi creditado nas contas da prefeitura para execução de Obras o que recebemos de emendas Parlamentares foram para custeio e compra de equipamentos para saúde e aquisição de ambulâncias somando o valor de R$1.630.000 ,00 (Um milhão seiscentos e trinta mil reais).

Blog:  Seu João , com relação a Educação aqui em Orobó, nós professores sofremos muito por falta de garantias dos nossos direitos. Nosso plano de Cargos e Carreiras tem mais de dez anos e nunca foi cumprido. Entramos e saímos com mais de 30 anos de sala de aula recebendo o mesmo salário a não ser que faça mestrado, doutorado etc. Como é ai no seu Município?

Prefeito:  Aqui o PCCR é cumprido perfeitamente com progressão Horizontal e Vertical por titulação e tempo de Serviço e o professor em regência de classe se aposenta aos 50 anos e com 25 anos de contribuição, independente de cor , classe ou questão partidária. Se tem direito não é favor, é obrigação.

Blog:
O Senhor sabe quanto tem no Fundo de Previdência de Casinha?
Aproximadamente 18 milhões de reais respondeu o prefeito automaticamente.

Blog:Quanto tempo passa do primeiro dia que se dá entrada numa aposentadoria ai até a homologação?
Prefeito -Em 48 h o FUNPRECA faz a averiguação dos documentos , se tudo está certo, aposenta daí envia ao TCE que no máximo em três meses sai a homologação.

Blog- A pergunta que não quer calar: Vi e ouvi um vídeo da Pré- Candidata Juliana , mostrando um PSF no Catolé de Mitonho. Desculpe-me, mas achei que realmente está precisando de uma reforma. Por que o Senhor não fez? Faltou recursos? Aqui tem PSF bonito, mas faltam remédios simples para diabetes hipertensão e etc. Como é a situação no seu município?

Prefeito João Camelo- No Catolé de Mitonho não temos PSF, o que colocamos lá foi um ponto de apoio para facilitar a vida dos moradores daquela comunidade, aproveitando o espaço físico de uma antiga escola. No mês de março foi concluída uma licitação para reforma mas ninguém previa essa Pandemia. Com Ela , tivemos que adiar porque a vida das pessoas é a Obra mais importante. Assim priorizamos as ações contra a covid -19. Esta semana iniciamos uma obra de reparo e melhoramento. Porém mesmo neste ponto de apoio, temos: Um médico ,uma enfermeira e uma técnica de enfermagem atendendo cuidadosamente a todas as pessoas. Lá se entrega apenas medicamentos mais simples, os de medicamentos controlados ( receita azul) são distribuídos na farmácia do hospital.
Blog -aqui em Orobó o IPTU é muito salgado tanto o urbanos como dos povoados que tem calçamento. O senhor sabe quanto paga mais ou menos, cada contribuinte?
 João Camelo- Varia pelo tamanho da casa. Mas posso lhe garantir, que o máximo é 50 reais.
Blog. Quanto a iluminação pública aqui em Orobó,  é absurdo.  É verdade que o senhor  isentou a população de baixa renda?
Dependendo da conta a taxa não chega a dez reais. Mesmo assim , enviei um projeto à Câmara que virou a lei, número 380/2020   foi sancionada e enquanto durar esses tempos difíceis de Pandemia, as pessoas de baixa renda não pagarão.
Blog. Quanto paga um Toyoteiro pelo alvará de seu veículo em Casinhas?
João Camelo- Custa 98 reais.
Blog_- Quanto paga para se manter um cova reservada no cemitério para família ?
Custa apenas 30 reais respondeu JC
Blog: Pandemia. Li que está controlada na sua cidade. Quais foram as medidas adotadas no controle desse terrível mal?
João Camelo.Aproveitei bem o que entrou no fundo da Saúde para esse fim ,correspondente a R$ 36. 418 92 (trinta e seis mil, quatrocentos e dezoito reais e noventa e dois centavos.) Estão sendo várias:distribuição de máscaras a toda população; barreiras sanitárias;  campanha de conscientização diárias na internet e carro de som e total transparência desde o início nos boletins, divulgando sempre a cada caso confirmado ou suspeito , óbito e tudo que a população precisa saber para ter mais cuidado. Também foram instalados 7 leitos de reta guarda num ambiente separado no Hospital entre outros.

Blog -Mudando de assunto.: Quanto tempo o Senhor é morador de Casinhas? Conhecendo o seu Município, sabe dizer a quanto tempo sua principal concorrente Juliana, mora em Casinhas? Sempre  ouvi que é preciso ter domicílio um certo tempo para poder concorrer a cargo político numa cidade. Sabe como ela conseguiu provar isso?
 JC- Como ela conseguiu provar eu não sei, o que sei é que aqui nasci e me criei , estou com 55 anos e essa mulher nunca morou aqui. Eu conheço a população do meu município e quase todas as pessoas pessoalmente.

Blog-  O senhor distribuiu a merenda escolar em tempo de aulas remotas?
 JC-  Distribui cestas básicas para todos em março, mas como o custo da merenda é pequeno estamos nos organizando  para distribuir mais uma, agora início de Julho.
Blog-  Um blog de Casinhas noticiou que o Senhor está há 4 anos, sem entregar duas quadras. O que aconteceu com essas obras?
 Quando iniciamos em 2017 as obras estavam paralisadas  por problemas na execução , tive que licitar  por 3 vezes e não apareceu nenhuma empresa (licitação deserta). Tive problema com outra empresa que assumiu e não concluiu ( A MBS Construtora Eireli  ME). Tivemos que licitar novamente . A última , com dois meses concluiu ( a quadra de Lagoa de Pedra) , será inaugurada no dia 30 de junho e a do Junco encontra-se também em fase de conclusão. Graças a Deus entregarei duas Obras importantes aquelas comunidades.
Blog-Em Orobó muita gente foi demitida nessa Pandemia e o professor efetivo teve cem reais cortado por não ter que ir a escola. É verdade que o Senhor também demitiu?
JC- Não demitimos nenhum servidor e todos estão recebendo seus salários normalmente. A diferença foi que quem não está dando aulas remotas, estão sendo aproveitados para colaborar nas ações de saúde no combate ao covid-19. Mas ninguém teve perca salarial.
Blog-  Quais ações o senhor realizou com recursos próprios da prefeitura já que por aqui , dizem que o senhor não faz obras?
JC- Casinhas é uma cidade Jovem e pequena.  Os recursos são escassos pois não cobramos altos impostos da população. Mas tenho feito o possível para atender as necessidades prioritárias da população. Assim foram feitas obras de melhoria desde o início da gestão como:
 Calçamento de uma rua por trás do cemitério
 Reforma nas instalações de todas as Escolas Municipais
 Restauração da quadra da comunidade de montado
 Calçamento em estrada da comunidade de Gruta Funda
 Calçamento na comunidade do Junco
 Reforma do ponto do Apoio do SAMU
 Melhoria na estrutura física do Hospital
Restauração de praças, e em duas delas na Cidade,  foram instaladas também iluminação com lâmpadas de led.

JC- Tenho muito amor por Casinhas, minha cidade de nascimento e da vida toda, e faço o melhor que posso pelo nosso povo. Sinto que não fiz tudo. Mas, fiz o que pude e estou aguardando a liberação de uma verba do nosso deputado Danilo Cabral para fazermos o calçamento da Via Maria que fica no centro da cidade ,  cobrir o restante de um canal e construir mais praças. Disse.

Nos despedimos eu agradecendo, claro , pela atenção  evou deixando aqui o meu muito obrigada, pois  ele foi muito gentil e atencioso. Desejando-lhe um bom restante de governo e que o povo possa reconhecer o seu trabalho no próximo pleito assim espero. Que Deus o abençoe.
Para os oroboenses que lerem essa entrevista , podem comparar os preços exorbitantes que pagamos e para os casinhenses é uma lição do que eles não devem desejar a si mesmo. Tirem cada um, a conclusão que quiser.

Por Madalena França.








Sem comentários:

Orobó terá Oposição Sim: O dinheiro que paga o preço de alguns ,não compra os valores de todos...

  Em tempos de janelas partidárias é comum que dancem as cadeiras. Que partidos ganhem e percam filiados. Pessoas de fraca personalidade aba...