Na tarde de 22 de dezembro de 2021, uma grande quantidade de professores protestaram em frente a Câmara contra uma votação arbitrária de Reforma da Previdência Municipal que afetou todos os servidores públicos, mas em especial, a maioria dos professores, principalmente aqueles que tem dois concursos no Município. Porém na pauta de reivindicação, estava também as sobras do FUNDEB 2021. que passou de 60% para 70%.
A portas fechadas e de forma virtual, 7 pessoas que se dizem representantes do povo não quiseram ouvir a categoria e menos ainda, aos 4 vereadores de oposição que lutava pelo povo e com o povo. Votaram uma reforma Inconstitucional, obrigando aposentados que ganham a partir de 4 salários mínimos ,voltar a contribuir na alíquota de 14%. Onde na reforma Federal, isso só pode ocorrer se o trabalhador ultrapassar o Teto do INSS que para 2021 será mais de 7 mil reais. Além de diminuir salário de Aposentados com 2 concursos de forma drástica e muitos outros itens que afetam a todos.
E o Rateio de 2021 ?
Sem uma justificativa lógica, os professores viram todos os colegas de profissão da região, receberem o abono. Teve de todos os tamanhos. Foram de 3 mil a 29 mil, dependendo da honestidade de cada prefeito e da quantidade de professores e alunos de cada município. Porém Orobó foi o único município de PE com 00 Rateio.
Qual a desculpa dada para tamanho despautério?
O Prefeito foi a rádio Jornal Limoeiro e lá informou que havia convocado 50 professores em 2021.
As verbas do FUNDEB do ano de 2021 foi baseada no número de alunos de 2020. Logo em 2020 com 60% o professor teve meia folha de pagamento. Com um FUNDEB com 10% a mais, não há matemático que prove porque não houve rateio. Descaradamente informou o contador da PMO que 2021 ultrapassou 70% de toda a verba. IMPOSSÍVEL!!!!
No ano de 2021 nenhum professor recebeu gratificação de locomoção, que tem o valor de cem reais mensal. Pode parecer pouco, mas se somar de todos por 12 meses, só ai , já rende uma boa grana.
Ah! Mais entrou 50 professores concursados. Em estágio probatório, sem nenhum benefício o salário não passou de 3 mil o maior, o que daria a grosso modo menos de 150 mil. Quem é de 180 h é bem menos. Não chegaria a 150 mil , mas para se contratar 50, outros 50 que eram comissionados foram demitidos. Estes com um valor do mínimo, diminuiria dessa folha 55 mil. Colocando na conta a gratificação de locomoção de todos os professores o ano todo; provavelmente compensaria o acréscimo. Onde está portanto 10% a mais de toda a verba do FUNDEB?
Ainda acrescento: Não houve coordenador escolar, nem contratos outros , nem gasto com com gás de cozinha, material escolar, fardamento e toda manutenção de Escolas. Toda Prefeitura tem que investir por Lei 25% em Educação. Como se tudo estava fechado e escolas funcionando com dois ou três funcionários? Essa conta não fecha. Na escola José Miguel por exemplo, eram 8 servidores na limpeza e merenda. Este ano de 21 passou o ano inteiro com uma única funcionária. Minha filha Fernanda ASG. Concursada. Se for fazer uma averiguação no FUNDEB OROBÓ 2021, eu asseguro, não foi gasto nem 20% dos 40%, quanto mais 73% dos70%. `
Esse foi o maior absurdo que eu já vi em todos os tempos da História de Orobó.
Se abrirmos o Portal da Transparência tem nome de pessoas nos 70% do FUNDEB, que tem Ensino Médio com Cargo de DIRETOR EM EDUCAÇÃO, recebendo 3 mil reais. E não se trata de gestor escolar. Tem gente que nunca pois os pés no ambiente que está lotado e exerce outra profissão autônima. Outro tem a profissão de babão. Ou seja, vai buscar o dinheiro no fim do mês. De posse dessa série de informações, os professores vão a Justiça buscar seus direitos. Essa folha Nominal tem que aparecer. Recebe pelo FUNDEB 70% ? Trabalha onde? Tem que curso em Magistério? Pedagogia? É psicólogo ou assistente Social? Em que escola está lotada? Com quais alunos está trabalhando?
Ao que parece em Orobó todo funcionário público agora é FUNDEB?
Não pode! A gestão está usando o cargo para sequestrar o dinheiro dos professores para fazer seus cabides eleitorais. Quer dar emprego? É ótimo! Todo mundo precisa ganhar seu dinheirinho. Só não pode pagar a seus empregados com o suor do professor. Assim tá errado!
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário