Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Provado: A crise não atingiu a Educação em Orobó.

Recebemos o 13º. Queria parabenizar a  administração, mas não posso. Enganados pela Crise, muitos ficaram no prejuízo.



 Não tenho acesso as contas do FPM da PMO, Porém durante muito tempo fui responsável pelo SINTEPE e desde então tenho acesso as informações dos recursos que chegam em Orobó. Um projeto votado na Câmara Municipal, referente ao Plano Municipal de Educação deu a população a oportunidade de saber quantos somos, trabalhando na Educação. De posse dessa informação, fiz um levantamento e a folha de pagamento não chega a quinhentos mil reais. Isso por alto, pois muitos dos contratados sabemos que recebiam pelo programa Mais Educação, que é independente do FUNDEB.
A equipe Voz Orobó, mesmo anônima, vem fazendo um excelente trabalho ,dando transparência as contas públicas. Não sei quem é ,mas agradeço imensamente.  Este fim de semana postou também um comparativo do FPM de 2013 a 2015.
Vejam:

FPM 2015 11.752.177,51
FPM 2014 11.708.606,11
FPM 2013 10.867.918,28
FUNDEB 2015 14.208.334,01
FUNDEB 2014 13.814.404,89
FUNDEB 2013 12.168.116,50
Como o levantamento foi feito  até o dia dez, o FUNDEB deste ano aproximará-se-á de 15 milhões de reais. Sendo que deve ser dividido em 60% para Exclusivo pagamento de professores ,diretores e coordenadores e 40% para pagamento de merendeiras e auxiliares da Educação e manutenção das escolas.
Somente nove milhões seria para pagamento dos professores e funcionário do primeiro escalão da Educação, e Seis milhões para pagamento de merendeiras e manutenção das escolas.
Vamos fazer contas?
Devemos dividir o ano por 13 meses incluindo o décimo, dá um montante de seiscentos e noventa e dois mil e trezentos mensais. A folha não chega a quinhentos pelos próprios números fornecidos pela Secretaria de Educação no Plano Municipal de Educação. Eu já postei esses números em outra matéria.
Contata-se então, que deveria ter em reserva para pagamento de férias e rateio , aproximadamente 200 mil mensal. Por que aproximadamente? Por que os números não são exatos, pode ai ser incluso algumas licenças maternidade ou saúde e a folha também não chega a quinhentos.Ficando assim as interrogações e uma média aproximada.
Duzentos mil vezes 13 meses dá um milhão e seiscentos mil. Perguntar não ofende: Quando vamos ter rateio? Está provado que temos sobras.
Mais angustiante ainda, é saber que tem dinheiro sobrando e gente que ficou sem receber o  mês de dezembro e outros que foram foram cortados logo em novembro. Assim não dá para dizer Parabéns!

Fazendo um comparativo deste ano para o anterior tanto o FPM como FUNDEB foram superiores. Por que esta crise não apareceu o ano passado? Será que foi por conta do período eleitoral?
Somente o fundeb aumentou mais de um milhão. Porque ano passado não teve crise?
Enganados pela crise Muitos ficaram no prejuízo!

Escrito por Madalena França.


Sem comentários:

INSS realiza mutirão de perícia médica para pessoas com deficiência em Pernambuco

  O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social realiza, a partir da segunda-feira (22), um multirão de perícia...