Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Dr. Reinaldo dá Testemunho de quem conhece bem há 44 anos, a Saúde e o Hospital Severino Távora de Orobó...

Depois de uma série de denúncias sobre negligências no Severino Távora, Dr. Reinaldo foi procurado e deu um testemunho emocionado sobre a Saúde de Orobó.


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

Este blog procurou Dr. Reinaldo para falar com conhecimento de causa sobre o que está havendo no Hospital Severino Távora -Orobó e lhe fez a seguinte pergunta:
Dr. Sei que o Senhor tem consciência do amor que Orobó lhe tem como nosso médico de décadas mais confiável da nossa gente. O senhor esteve  numa breve passagem pelo Hospital, e este blog tem compromisso com a verdade. Ninguém melhor que o Senhor, para relatar com precisão a verdade ao seu povo.  Qual a verdadeira Situação em que se encontra hoje, aquela entidade?

Ele parou, respirou e respondeu: Minha filha, pela experiência de 44 anos que atuei por lá, posso lhe dizer que a Casa já foi outra e bem melhor. O que vi lá nessa breve passagem eu sei que foi pouco tempo, mas fiz algumas pequenas cirurgias, Graças a Deus bem sucedidas, e fazendo uma comparação do antes e do agora, pode-se dizer que a situação é caótica no sentido de facilidades em cuidar das pessoas.
Eu tenho um amor muito grande por Orobó; são quatro décadas  eu e minha esposa cuidando da saúde da nossa gente eu como Clinico e Cirurgião e ela como Pediatra. Essa moçada quase toda de Orobó passou por nossas mãos. Abaixo de Deus , trouxe muita gente ao mundo e não me lembro de episódios tristes em nascimentos auxiliados por mim.
Aquele hospital, posso chamar de uma espécie de segunda casa. Dediquei parte da minha vida ali. Sempre ajudei de todas as maneiras que pude. Na nossa época tinha, exames, cirurgias e muitos oroboenses nascendo no seu próprio chão. 
O saudoso Manoel João era grande parceiro, tirasse de onde fosse, mas ele nunca deixou o Hospital em desamparo. Fazíamos bingos, campanhas de arrecadação e nosso hospital atendia Orobó e região.Era como um coração de mãe.
Hoje Fico triste de ver o povo de Orobó nascendo fora. Os internamentos acabaram, as cirurgias eram o ponto alto que projetava a avaliação do SUS. Se os partos acabaram isso diminui as verbas para saúde. É um descaso total. Pude perceber nesse dois meses que passei lá agora, que a população não confia nos profissionais. Eu fiquei sobrecarregado, mas não deixei de atender ninguém.
Outra coisa bem fantasiosa é a Reforma. Por exemplo, no Bloco Cirúrgico não fizeram nada alem de pintura. É uma vergonha!
Fazendo uma retrospectiva de 1970 a 2012, o número de Cirurgias ganhava para, Natuba, Machados, Bom Jardim ,Umbuzeiro,Salgadinho, São Vicente e se não me engano João Alfredo.
De 2013 para cá ninguém nasce mais em  Orobó e a atenção básica da Saúde despencou vergonhosamente em decorrência da incompetência Municipal, retrucou ele.
A Saúde de Orobó de 1998 a 2006 foi Bi- Selo UNISEF. Orobó foi Destaque no Jornal da Globo das 13:00h  no dia 10 de Outubro de 2008, quando a Doutora Gilda era Secretária de Saúde. E continuou. Procure Valdinha que ela deve ter essa gravação. Orobó foi modelo internacional (incluida) em Nutrição Infantil, que erradicou quase que totalmente a mortalidade Infantil de crianças até três anos de idade.Tudo isso em decorrência de uma gestão séria e competente que tinha amor a vida e as pessoas e dava atenção básica de Saúde preventiva e curativa.
Eu sou muito grato ao povo de Orobó, mas também tenho a tranquilidade para dizer que eu e Gilda sempre fizemos tudo que podemos para melhorar as condições de Saúde da nossa gente amiga.
E a sua demissão foi mesmo motivação política?
Foi Sim. Mas eu Reinaldo não me curvo a caprichos. Quando fui convidado ao hospital, eu dei garantia do meu atendimento e empenho incondicional a saúde do povo de Orobó não fiz negociata nem do meu voto e nem da minha honra e dignidade. Nunca aceitei nem aceito cabresto de ninguém.
Depois pedi autorização para publicar esse relato e uma foto ilustração. Ele me concedeu automaticamente.
Está ai o testemunho de quem viu de perto e tem conhecimento de causa e de fato. O amado médico do povo de Orobó  Dr. Reinaldo da Costa Gomes.

Por Madalena França.


Sem comentários:

INSS realiza mutirão de perícia médica para pessoas com deficiência em Pernambuco

  O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social realiza, a partir da segunda-feira (22), um multirão de perícia...