O programa se chamará Falas de Orgulho e trata-se dos dilemas das minorias: seja da população negra, lgbt, mulheres, nordestinos. A intensão do programa, é da voz as classes menos favorecidas e muitas vezes esquecidas e humilhadas nas periferias, morros, ou sendo subjugadas pela cor da pele, ideologia de gêneros, ou preconceitos regionais.
A ideia é dizer ao mundo que vidas negras importam, que toda forma de amor é bonita, que a xenofobia é a escuridão de uma cultura medíocre, que como dizia o brilhante Suassuna: "não troco meu oxente, pelo ok de ninguém". Isso significa que não existe cultura rica ou pobre, melhor ou pior, existem saberes diferentes e oportunidades distintas.
O documentário quer mostrar que todos devemos nos vestir do orgulho de quem somos.
O Jovem Maycon Douglas Duarte, é natural de Orobó, especialmente, filho de Serra de Capoeira e da minha amiga Carmelita Silva, que também fez uma participação na Globo, dando uma entrevista, por ser mãe do Maycon. Ela morou alguns anos no Maior Complexo de Morro do RJ , a Rocinha, e lá criou o Maycon, trabalhando como doméstica. Precisou voltar a terra natal para cuidar da mãe que tinha saúde frágil e veio a falecer há dois anos atrás. O jovem continuou no seu barraco, na Rocinha, e se virou sozinho, muitas vezes passando por dificuldades. Contudo, criado com educação e respeito nunca se envolveu com o crime, nem uso de qualquer ilícito, mostrando que gente boa tem em qualquer lugar. Atualmente ele faz trabalhos de modelo fotográfico, anunciando para as lojas locais e dá um show de beleza e sensualidade.
Não percam. Vamos assistir orgulhosos nosso conterrâneo brilhar na Globo dia 28. Os comerciais já começaram aparecer e todos estamos felizes por essa conquista do Mayquinho(é assim que o chamamos). Espero que essa participação lhe abra muitas portas, quem sabe, no futuro tornar-se um profissional de sucesso. Talento ele tem de sobra. Falta a oportunidade e essa foi uma janela que se abriu para o futuro.
Parabéns Mayquinho! Feliz por você.
De Olho na TV no dia 28. Vai ter Orgulho Nordestino!
Por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário