Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Orobó: qual é o significado da palavra Transparência?

Entende-se por transparência aquilo que é claro, óbvio, evidente, visível aos olhos de todos. Na Administração Pública nada mais é, do que expor num painel visível, a receita e despesa, entrada e saída do dinheiro que não é do prefeito, nem de secretários ,nem dos vereadores e menos ainda, de blogueiros.
Para os que leem pouco, é bom entender que público significa do POVO e transparente neste sentido significa,  contas de receita e despesas  prestadas a cada setor e a quem de direito.
Hoje li um texto que me deixou estarrecida. Para chamar o gestor de Orobó de transparente, devia ter capacidade de explicar aos professores onde estão R$ 800.00 (oitocentos mil) que a presidente Dilma enviou em maio do corrente ano para o FUNDEB(Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica ), no qual 60% deste dinheiro, mais de 500 mil pertencem exclusivamente aos profissionais ativos da educação, que simplesmente evaporou, criou asas, tomou voo e até hoje não apareceu. Sem contar que foram aposentados em torno de 50  professores efetivos que mesmo se substituídos por uma merreca   que se paga aos contratados e com o aumento que tivemos esse ano, o FUNDEB deveria ter nos meses normais muito dinheiro para rateio. É só lembrar que o quadro de professores foi enxugado. Muita gente voltou para sala de aula. Este ano não havia a desculpa que estava se pagando rombo do gestor anterior.(rombo que na verdade,realmente  nunca existiu . Foi apenas um mês que ficou pendente) Ano passado ,2013, foi possível pagar a dívida deixada e os salários. Esse ano o quadro diminuiu,o FUNDEB cresceu quase 9%  , não havia dívida pendente e não sobrou nada? Já imaginou se junta-se as sobras mensais, mais os quinhentos e poucos mil, quanto daria de rateio?
Está ai o motivo de ilegalmente ele ter praticamente caçado o mandato da professora Madalena no SINTEP. Digo caçado, porque ele a obrigou a voltar a sala de aula depois de ter cumprido 28 anos de trabalho. Sem horário nenhum para os trabalhos do SINTEP foi obrigada a renunciar. Sem Madalena a Educação de Orobó em termos de representatividade não há voz. Assim fica fácil publicar que é transparente. Não tem ninguém que mostre a sociedade que há muito dinheiro do FUNDEB chamado VOADOR. É hora de deitar e rolar. Ainda foi somado a isso o "diálogo" com a Câmara, que do anoitecer para o amanhecer muita gente que ARROTAVA TRANSPARÊNCIA, E SE DIZIA REPRESENTANTE DA CATEGORIA E OUTROS D O POVO EM GERAL, CALOU A VOZ.
Se isso se chama TRANSPARÊNCIA, a professora Madalena se chama ESCURIDÃO, porque tem uma postura e uma definição terminantemente contrária a essa versão. Para ela, isso tem outro nome, que prefere poupar os olhos e ouvidos dos seus leitores.

Essa Transparência não se resume à Educação,mas a todos os setores onde entra recursos, estatuais e do governo federal . É sabido que Dilma e até Armando Monteiro tão rejeitado pelos transparentes já receberam visitas em seus gabinetes.
Não dá para deixar de fazer algumas interrogações:
Agora vocês querem?
Que significado tem a palavra TRANSPARÊNCIA para vocês?
Por onde andam os que arrotavam dignidade?
E o SINTEPE no núcleo Municipal de Orobó ,morreu de vez?
Onde está o Dinheiro voador?
Quantas perguntas!
Nenhuma resposta!

Escrito por Madalena França

Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...