Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 7 de junho de 2015

PSDB-PE vai renovar direções municipais visando 2016

PSDB-PE vai renovar direções municipais visando 2016

A direção executiva do PSDB de Pernambuco definiu, nesta sexta-feira (23), quais os municípios do estado que vão poder renovar as comissões provisórias da legenda e onde deverão acontecer novas eleições para renovar o comando da sigla nas cidades. De acordo com o secretário-geral do PSDB-PE, Betinho Gomes, atualmente a agremiação está organizada em 140 municípios, destes apenas 67 estão autorizados a fazer a renovação do comando seguindo os critérios locais. Os demais não atingiram o percentual mínimo de 6% dos votos para deputado estadual ou federal da legenda e, por isso, as comissões devem passar por um aval da executiva. 
Não terão as comissões renovadas, por exemplo, os municípios de Abreu e Lima, Aliança, Sertânia e Casinhas. O PSDB, inclusive, comanda a prefeitura dos dois últimos, mas segundo Betinho eles terão outros dirigentes. “Nessas cidades nós podemos ou deixar sem ninguém à frente do partido lá ou eleger uma nova comissão, desde que não tenha nenhum dos membros das atuais”, observou Gomes. "Essa regra é porque nós queremos privilegiar aqueles que de fato tiveram compromisso partidário. Quem apoiou e deu voto ao partido sabemos, quem não apoiou não vai poder ficar fazendo da legenda uma sigla de aluguel", completou o dirigente. 
De acordo com o secretário, a partir das decisões tomadas durante a reunião desta sexta, as novas comissões instaladas e as renovadas vão poder iniciar a organização das Convenções Municipais, onde serão oficializadas. “A partir de 10 de maio já se pode fazer convenção municipal e em meados junho faremos a eleição da nova direção estadual”, explicou Betinho. 
A intenção do PSDB é de ter a legenda organizada em no mínimo 130 municípios pernambucanos até julho. A partir daí eles iniciam a organização interna para a disputa eleitoral em 2016. "Pretendemos lançar candidato a prefeito em todas as cidades que tivermos condições, estimulando o maior número possível de candidatos a vereador. Com um critério: que eles tenham compromisso com o partido", frisou Gomes.  
Convenção Estadual
Sobre a mudança da direção estadual, que deve acontecer em junho, o atual presidente do PSDB-PE e deputado federal, Bruno Araújo, deixou claro que não pretende renovar o comando. "Já dei sinalizações de que não tinha esse desejo. Temos espaços para discutir mais a frente isso com o partido e com o senador Aécio. Logo após as eleições municipais definiremos", garantiu.
Questionado se tinha preferência de nome para a presidência da legenda, Araújo disse que a discussão sobre nomes deverá ser no "momento oportuno". "Temos grandes quadros. Tenho observador algumas movimentações do deputado Antônio Moraes, um dos decanos do partido, mas no momento oportuno vamos discutir isso com todo o conjunto partidário", disse. 

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...