A PRAÇA DA CIDADE FICOU BONITA. É VERDADE. UMA ARQUITETURA MODERNA E BELA NATURALMENTE.
APENAS VALE SALIENTAR QUE A QUESTÃO AMBIENTAL, O AQUECIMENTO GLOBAL, O EFEITO ESTUFA, O SOL ESCALDANTE E A BAIXA UMIDADE DO AR, TEM REGISTRADO DIAS CADA VEZ MAIS QUENTES, MUITO MAIS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, CÂNCER DE PELE, DIARREIAS, E ATÉ AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL NA POPULAÇÃO.
SERIA INJUSTO DIZER QUE A PRAÇA ESTÁ FEIA,. ASSIM COMO É PERTINENTE PERGUNTAR, SERÁ QUE A BELEZA DA PRAÇA COMPENSA OS MALEFÍCIOS CAUSADOS A NATUREZA?
QUANTO TEMPO IRÁ SE PASSAR PARA CORRIGIR OS DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE?
AS LINDAS VERDES ÁRVORES DE MAIS DE 60 ANOS, DERAM LUGAR A AREIA PARA UM PEQUENO LOCAL DE LAZER PARA CRIANÇAS, A ARQUITETURA DE CONCRETO E A GRAMINHAS RASTEIRAS, QUE POUCO CONTRIBUEM PARA EMITIR O GÁS OXIGÊNIO TÃO INDISPENSÁVEL À VIDA.
A PRAÇA NÃO PODERIA TER SIDO REFORMADA COM UM PAISAGISTA MAIS AMIGO DA NATUREZA?
SERÁ QUE COM UMA PODAGEM DAS ÁRVORES ALIMENTANDO-AS COM UMA CONTANTE IRRIGAÇÃO, ACRESCIDA DE OUTRAS FONTES DE BELEZA, A PRAÇA NÃO TERIA FICADO ALÉM DE BONITA MAIS SAUDÁVEL?
É INEGÁVEL A BELEZA DA NOVA PRAÇA. TODAVIA É UMA BELEZA POUCO SIGNIFICATIVA SE FOR AVALIADA A UTILIDADE DO ANTES E DO DEPOIS.
POUQUÍSSIMO VERDE, UM PEQUENO LAGO FONTE ARTIFICIAL, EMBELEZANDO UM AMBIENTE INABITADO, E ALGUNS A SE PERGUNTAR PORQUE ÁGUA JORRANDO NO SOL ESCALDANTE DE UMA PRAÇA E O POVO SEDENTO, A ESPERA DE UM CARRO PIPA NOS SÍTIOS DA ZONA RURAL QUE NUNCA CHEGA?
PARA QUE ATRAVESSAR UM MAR INTEIRO DE FANTASIAS E ILUSÕES PARA ACABAR AFOGADO NUM PINGO D'ÁGUA?
TANTA PROPAGANDA, E ESTA FOI A POPULAÇÃO QUE COMPARECEU PRESTIGIAR O TÃO BADALADO EVENTO , EM PLENO DOMINGO LEGAL?
É MUITO CIMENTO, CONCRETO, POUCO VERDE, E MUITA FANTASIA PARA UM POVO POLITIZADO E AMANTE DA NATUREZA DIZER SIM E OFERECER APLAUSOS!
PERGUNTAR NÃO OFENDE: QUANTAS DÉCADAS IRÃO SE PASSAR PARA RECUPERAR O MESMO VERDE, O MESMO OXIGÊNIO, E A MEMÓRIA HISTÓRICA DOS HABITANTES DA PRAÇA CORONEL ABÍLIO?
COM ESSA NOVA ESTRUTURA ISSO SERÁ POSSÍVEL?
Escrito por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário