Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 1 de novembro de 2020

Comentando o primeiro debate entre prefeituráveis de Orobó do último dia 30...

 Quem tinha dúvidas do preparo dos candidatos, deixou de ter. Notadamente se viu uma diferença arraigada entre Thomás Brito 40 e seu adversário  Biu Abreu...


Eu quis deixar passar o calor da emoção da minha pretensão de voto, ouvir mais uma vez, os videos, para analisar com total imparcialidade. Apesar de jovem e do sentimento do ser humano ao extrear algo inédito, como um debate ao vivo entre candidatos a prefeitos. É natural que os dois apresentassem um pouco de nervosismo. Porém Thomas Brito, se saiu muito melhor na tranquilidade, no tom de voz, na segurança das respostas, no semblante de paz e principalmente nas propostas de governo, que trataremos a seguir. Foi o tempo todo parceiro e grato a sua companheira de Chapa, Julia de David, mencionada várias vezes, com extensão também aos vereadores.
Biu Abreu ,surpreendeu por ser uma pessoa aparentemente calma, evangélica, e calada no dia a dia, ele levou consigo, um nervosismo maior, dava para perceber nos gestos, de secar sempre as mãos na roupa, uma sede descontrolada,( ele tomou muita água), uma postura cênica inquietante e de gestos pesados, mas sobretudo e inesperado, foi a agressividade ao adversário. Biu não apresentou propostas futuras. Olhou o tempo todo para o passado, tomou a maioria do seu tempo de apresentação, fazendo elogios ao prefeito da cidade e toda sua família, deu uma de coitadinho, vitiminizando a si mesmo, por ter nascido pobre, por ser evangélico, acusou o adversário Thomás de difamá-lo pelo roubo do IPREO, por ser evangélico que iria acabar com a festa de Nossa Senhora da Conceição,  de não trabalhar, de ser filhinho de Papai, e pior ainda, de ter impedido abrir uma UPA  em Matinadas e de ser traidor. Ao em vez de levar propostas ao povo de Orobó para o futuro ,Biu levou: bajulação, ódio, rancor, e falsas acusações, além de um sentimento muito feio, a inveja. Ninguém tem culpa por ter nascido em uma família de posses. O filho de Biu Abreu também já nasceu rico. Tem alguma culpa por isso? Ser rico não é defeito. Defeito é ser desonesto e como todos sabem ; Thomas não é. Sempre desde criança, se misturou com o povão e foi muito popular. Descendentes de comerciantes honestos, como João de Brito e seu  Barbosa Marchante, pessoas religiosas e devotas da Conceição, para Thomás isso é orgulho e não vergonha. Não colou! Ele saiu, pior do que entrou no debate.Além da fama de acusações falsas, ainda se esqueceu totalmente do companheiro de Chapa, Lúcio Silva, que passou invisível ao seus olhos. A resenha na rua agora é :quem é o vice de Biu Abreu?
Assuntos do debate: Saude, Educação, IPREO e Ação Social.

Os temas foram sorteados assim como quem perguntava primeiro; Biu se deu mal pois foi o primeiro a perguntar e sobre o IPREO. Ele além de perguntar sobre o fato, já entrou acusando Thomás de responsabilizá-lo pelo roubo. Calmamente, Thomás lhe respondeu que tinha conhecimento que o nome dele não aparece no processo, mas que a sua sobrinha foi presa pela polícia Federal, e como parente próximo, ele deveria satisfação ao povo de Orobó e não a Thomás  Brito. Na réplica, Biu perguntou a Thomás : Se um de sua família fizer um mal feito você é culpado? Com essa pergunta ele acabou de enterrar a sobrinha como ladra. Miriam foi presa, mas está solta, não fez sozinha, e o próprio Chaparral disse na rádio Surubim que foram presos os laranjas, mas iria atrás dos tubarões. Até hoje nadou, nadou e morreu na praia,  por não dar uma resposta ao povo. Resultado, quase três milhões dos funcionário voou pelo espaço.
Saúde: Novamente Biu acusa Thomás de ter impedido abrir uma UPA em Matinadas. Assunto saturado esclarecido por várias vezes por Thomás . Ninguém tem esse poder de proibir abrir um serviço de saúde. O que o partido reivindicou, foram as aglomerações no auge da pandemia,e os comícios que estava se fazendo em todas as inaugurações, não apenas no posto. Isso ficou configurado como campanha antecipada. Thomás preferiu nem responder, todos sabem que é mentira. Ele partiu para falar de propostas para saúde; Como a Volta de Dr. Reinaldo ao Hospital Severino Távora, a Maternidade com equipamentos no hospital para nascer crianças oroboenses, manutenção de dois médicos plantonistas no hospital para cobrir os casos de acompanhamento em transferências graves para o hospital não ficar descoberto, garantia de atendimentos nos psfs o ano todo com medicamentos básicos, sem demitir os profissionais e valorização do servidor. A proposta de Biu, foi manter tudo que que Chaparral vem fazendo que segundo ele é o melhor.
Educação: Biu deu todo mérito da posição da Educação de Orobó, ao Governo Chaparral, se esqueceu de agradecer aos professores, peças chaves para o êxito que temos na educação. Thomás prometeu rever o plano de Cargos e Carreiras, implantar cursos pré- vestibuares, cuidar bem do transporte universitário etc.
Quando se deparou com o tema Ação Social, Thomás deu um show:
Apresentou várias propostas: Implantar o bolsa Família municipal para famílias carentes, que atenda os critérios de pobreza extrema; Ajudar o nicro investidor, manicure, cabelereira, quem tem seus pequenos negócios com empréstimo de três mil reais, para impulsionar seus negócios e quem pagar corretamente terá a última parcela quitada pela prefeitura. Implantar o auxílio aluguel, também para pessoas desabrigadas. Continuar o que está bom e implantar essas inovações. Já Biu só falou que o prefeito Chaparral já ajuda muito os pobres e que ele vai continuar o trabalho.
Temas livres. Pesados impostos. Thomás perguntou para Biu porque ele como presidente da Câmara pautou todos esse abusivos imposto? Ele respondeu que não tinha culpa que os vereadores votaram por unanimidade, o que é uma inverdade. Justiça seja feita; Manoel Mariano e Lúcio Ramos reprovaram esse projeto. Além disso, o projeto era segundo os vereadores uma casca de banana. Tratava sim , de arrecadação de impostos, que todo município precisa, mas ninguém previa que fosse aumento de 400% ou 500%. Não dá para pagar 7 reais em Casinhas de Iluminação pública e numa conta do mesmo preço, se pagar 33,90 aqui em Orobó. Matar um boi, em Bom -jardim por 25 reais e pagar cem em Orobó. Thomás prometeu melhorar esses preços. Outra inverdade de Biu foi acusar todos os vereadores disso: Thomás, Lucio Donato, Livio Aguiar , Lucio Ramos, Amilton não tem nada a ver com esses impostos abusivos. Lúcio porque votou contra e os demais porque nem era vereador ainda. Biu é o maior culpado, porque era presidente da Câmara, pautou e incentivou o voto.
Outro assunto dos temas livres: Biu perguntou a Thomás do que ele vivia para manter o patamar de vida? Todos sabem que Cida é concursada do Estado e do Município. Zé um grande empresário. É pecado sustentar seu filho enquanto estuda para ser doutor? Depois de formado Thomás foi ser vereador e servir ao povo. Mostra que ele não precisa de prefeitura para sobreviver. Tá na política porque gosta de estar com a população.Uma pergunta descabida. Em contra- partida Thomás perguntou porque o patrimônio de Biu Abreu subiu de 57 mil em 2012 para mais de novecentos mil hoje como ele tinha conseguido esse feito e se teve ajuda da PMO? Ele ficou muito bravo e disse que enriqueceu negociando terrenos. Thomás tbm perguntou porque ele tinha farmácia em outros lugares e porque não investia em Orobó já que diz gostar do povo? Ele respondeu que a farmácia era do filho.
Resumindo: na minha opinião Thomás ficou ano luz na frente desse debate e Biu mostrou que a fama de bom moço, caladinho, é truque. Ele sabe "morder" bem, quando o assunto é salvar a sua pele. Mas ficou claro que ele nunca foi, o santinho que se prega.
De propostas ele só disse que continuaria o trabalho de Chaparral e para ser justa ,falou na reforma de duas escolas e na construção de um espaço para o grupo da terceira idade. O resto foi só dá a bênção ao prefeito. E esquecer seu vice foi imperdoável!
Não esqueça dia 15 é 40 ! O melhor para Orobó.

Por Madalena França.

Sem comentários:

Doce Coração de Maria ,abençoa nossas famílias e que os louvores de maio chegue ao céu e seja aceito com amor...

  Quando o mês de maio chega meu nome é saudade. Do meu pai que nos ensinou a devoção a Maria nos 31 dias de louvores e bênçãos em nossa cas...