Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 1 de março de 2024

Coluna de Sexta: Sessão Polêmica na Câmara de Orobó e o protagonismo do Vereador Lúcio Donato.

 

Mais uma Sessão da Câmara de Orobó, com evidências dos descasos da administração Biu Abreu: na Saúde, nas horrorosas condições das estradas municipais, no desprezo pelos professores, na falta de compromisso da maioria da Casa com a investigação da corrupção na Educação ,  no protagonismo do vereador Lúcio Donato na busca de direitos , no apoio de seus aliados, na covardia dos que assistem calados as barbaridades que continuam acontecendo em todas as áreas da administração pública, foi realizada na última quarta -feira. O desenrolar dos trabalhos demonstrou claramente assuntos polêmicos que constatam a ineficiência da gestão, o sofrimento do povo, e até a defesa do indefensável por parte do vereador Paulo Brito que quis justificar e ficou pior, porque a população sofre os mesmos problemas frequentemente. Não tem justificativa que faça o povo acreditar que essa administração faz o certo. Os erros são inúmeros e repetitivos . Vejamos:

Saúde- a muito tempo, os vereadores cobram dois médicos no hospital e uma frota de carros condizente com a população. A Saúde de Orobó não tem se quer, Secretário de Saúde, desde que Fátima Gabrielle entregou o cargo há uns três meses atrás. Nesta quarta o vereador Lúcio Donato denunciou um caso de falta de socorro. Contou que assistiu a agonia de um Senhor de 81 anos, em estado grave , com os rins paralisados , a senha de internação na mão e a falta de uma ambulância para transportá-lo a Recife. Indignado ele disse ouvir o homem dizer que iria morrer por esperar de 11h as 6 horas e dezoito minutos para sair de Orobó a Recife para ser socorrido. Isso não se Justifica. 7 horas e dezoito minutos de espera, mas outras possíveis duas horas e meia no percurso Orobó -Recife, dá aproximadamente 10h sem funcionamento dos rins. Isso para um idoso de 81 anos, é quase fatal. Somente Deus, segurou a vida desse homem. Onde estava o Prefeito  ?Porque não pediu pelo menos emprestado uma ambulância num hospital da vizinhança  ?Será que se fosse um da família dele, essa situação teria ocorrido  ?A vida do pobre vale menos que a dos que tem posses ?

Além disso esse blog foi informado que a sala de espera onde os pacientes aguardam entre a internação ou liberação estar com o ar quebrado e não tem nem um ventilador, a cama na lona e o suor do doente pingando, enquanto se espera a internação ou a liberação. Assim me relatou uma mãe que levou uma criança vomitando e com febre.

Infra- estrutura- As estradas estão todas esburacadas. Mas, vou falar da que vejo todo dia- a Chã das Tabocas em Serra de Capoeira. Nem moto está conseguindo passar,  Toyotas já deslizaram, e as duas patróis estão quebradas. Se fosse uma Semana era compreensível. Máquinas se quebram. Mas, essa situação já dura 3 meses. Como uma prefeitura passa 3 meses com as máquinas paradas  e os funcionários da Obra parados como se estivessem de férias enquanto estudantes correm riscos de morrerem em acidentes provocados  por estradas intransitáveis  ?Se eu tivesse um filho na escola, não permitiria que subisse a ladeira das Tabocas nas condições que se encontra. Ainda tem um agravante: O ônibus é dirigido por um motorista com pouca experiência e saúde frágil. É pedir pra ficar sem o filho(a)!

Educação- Promotor investiga verbas do FUNDEB mal aplicada , além dos investimento de 25% da arrecadação municipal não comprovada. Os Vereadores da Oposição pediram a instauração de CPI que a Casa negou. Lúcio Donato solicitou a cópia da última Sessão de 2023, para juntar ao processo que corre no MP. Quem não deve não teme. Os 7 vereadores da Situação temeram a investigação. Quem é cumplice de roubo, também é culpado ? Eu penso que sim, e você o que acha  ?Vamos ver no que vai dar!

Reajuste do Piso Salarial dos professores- Esse ano foi o menor desde a criação do FUNDEB, apenas 3,6%- isso equivale aproximadamente a 159 reais de aumento. O Projeto está na Casa a 3 Sessões. Não houve uma palavra se quer sobre o assunto. Será que estão juntando para depois dividir o retroativo em 18 meses de novo  ?  Vai pagar quanto ? 10 reais por mês ? kkkkk! Que vergonha! Que falta de respeito aos professores! Isso porque tem uma professora municipal sentada na cadeira maior, como presidente e outra que cursou o Magistério e faz parte da comissão de Educação! Gente como essa, não merece a honra de ser chamada professora! 

E os Precatórios do FUNDEF ?

 Orobó silenciou sobre o assunto. O estado já vai receber a 3ª e última parcela e o prefeito de Orobó é mudo sobre esse assunto. Perguntar não ofende; Onde estão nossos precatórios ? será que receberam e não nos contaram ? Um caso a ser investigado! Direito Orobó Tem! O que falta para receber ? todo os precatórios fora divididos em 3 anos. Se essa é á última parcela. Vamos receber tudo de uma vez esse ano ? Quem pode nos responder fica calado. Bora Biu! Fala Biu! Tu és mudo  Biu?


Orobó tem a pior gestão. Onde se diz governado por um trio e na realidade tem um prefeito que nunca foi, um vice que mora em boa Viagem e só vem em Orobó, seguir o Deputado Chaparral- chefe de tudo e toda a situação, e o dinheiro saindo pelo ralo da corrupção. Há quem diga que o esgoto desemborca em Surubim onde o dito cujo é candidato.

O Povo vai decidir; ou acorda e muda esse ano ou Orobó vira colônia de Surubim , Casinhas, nos anos que virão. É agora ou nunca mais!

Por Madalena França

Sem comentários:

Eleições 2024: Google proíbe publicidade política para as eleições municipais deste ano

  O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipai...