Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 7 de março de 2024

Saúde: aumento de casos de Dengue e intensificação de monitoramento em PE



A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou, nesta quinta (07), o nono Boletim Epidemiológico das Arboviroses, que engloba os dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 02/03/2024. O novo levantamento mostra um aumento de 67,1% no número de casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados) em relação à semana anterior. O número de casos prováveis, até a referida semana 09, é 309,6% superior ao mesmo período de 2023.

Segundo a SES, até o momento, 356 casos de dengue foram confirmados em Pernambuco, sendo seis casos graves notificados e que seguem em investigação. O novo boletim epidemiológico aponta ainda os municípios que estão, no momento, em alta incidência de casos de dengue, sendo eles: Araçoiaba, Chã de Alegria e Terra Nova. O critério técnico de alta incidência, estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), considera as notificações acima de 300 casos prováveis por 100 mil habitantes.
 
Neste mesmo período, dois óbitos suspeitos foram descartados. Outros 9 notificados para arboviroses seguem em investigação, pois os sintomas podem ser confundidos com um conjunto considerável de outras patologias. Após a investigação, todos os óbitos são discutidos em comitê para confirmar ou descartar os registros. O boletim mostra que a Chikungunya apresenta 1.000 casos prováveis, tendo incidência de 11 casos por 100 mil habitantes e, até o momento, 62 casos confirmados.

Já a Zika, que não apresenta circulação há alguns anos no Estado, possui 81 casos prováveis, sem nenhuma confirmação. A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária tem atuado junto às Geres, alinhando ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt. As estratégias de mobilização têm sido intensificadas, através de parcerias entre Geres e prefeituras, incluindo, abordagens educativas, mutirões de limpeza, visitas domiciliares e capacitação dos profissionais de saúde.(Blog do Agreste)

Sem comentários:

Eleições 2024: Google proíbe publicidade política para as eleições municipais deste ano

  O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipai...