Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 13 de março de 2024

Limoeiro e Surubim recebem audiência pública sobre cota e violência política de gênero

 

Do Negócios&Informes

Postado por Madalena França

Mais de 200 pessoas participaram das audiências públicas sobre Cota de Gênero, Violência Política de Gênero e Canais de Denúncia, realizadas pela Ouvidoria do TRE Pernambuco nos municípios de Limoeiro e Surubim (Agreste), nos dias 4 e 5 de março. Estudantes, advogadas e advogados, representantes de partidos políticos, vereadoras e vereadores, gestores públicos e lideranças sociais das duas cidades participaram dos eventos realizados na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal) e no auditório da Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, em Surubim.


As audiências foram comandadas pelo presidente do TRE Pernambuco, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, e pelo ouvidor do Tribunal, desembargador eleitoral Carlos Gil Rodrigues Filho, e contou com as presenças do vice-presidente, desembargador Cândido Saraiva, do desembargador Humberto Vasconcelos, e da ouvidora do Ministério Publico de Pernambuco, Maria Lizandra Lira de Carvalho.



As audiências públicas fazem parte do projeto Trilhas da Democracia, consiste em levar à população, de diversos pontos do Estado, ações de conscientização visando o fortalecimento do processo eleitoral e da democracia junto com serviços da Justiça Eleitoral.


“As mulheres são mais da metade do eleitorado, mas ocupam apenas 15% dos lugares nas Casas
Legislativas e em torno de 12% dos cargos no Executivo. Como mudar essa realidade? Não há resposta fácil, mas as audiências públicas podem nos mostrar caminhos”, afirmou o presidente do TRE-PE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo.


Nas duas cidades, as subseções da Ordem dos Advogados do Brasil se fizeram representados pelos seus presidentes, Jucelino Ferreira (Limoeiro) e Fredson Rodrigues (Surubim). Em Limoeiro, o auditório da Facal ficou tomado em sua maioria por universitários. Já em Surubim, o público majoritário foi formado por lideranças políticas e sociais do município.


Nas duas audiências, a população trouxe relatos de como tornar o ambiente político e institucional mais favorável à participação feminina. “Todas as sugestões serão devidamente anotadas em ata e, posteriormente, serão colocados no relatório final dos trabalhos”, advertiu o ouvidor, Carlos Gil Rodrigues Filho. As audiências prosseguem até o mês de junho em diversos pontos do Estado.


DO TRE - PE

Sem comentários:

Eleições 2024: Google proíbe publicidade política para as eleições municipais deste ano

  O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipai...