Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 19 de julho de 2016

46ª Missa do Vaqueiro de Serrita é confirmada e divulga grade de atraçõe

com informações do blogpautapolítica do Betinho José

A programação da 46ª edição da Missa do Vaqueiro, sediada pelo município de Serrita, no Sertão pernambucano, a 535 km de distância do Recife, finalmente foi confirmada. A festa, considerada o maior evento cultural e religioso dos sertões, tem início já nesta quinta-feira (21), com a programação profana, e segue até domingo (24), quando será realizada a missa em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó. Na grade de atrações, nomes como Fulô de Mandacuru – banda pernambucana vencedora do SuperStar (Globo) 2016 –, Arreio de Ouro, Josildo Sá, entre outros. Além disso, o evento ainda promove vaquejada, pega de boi, feirinha de artesanato, rodas de sanfoneiros e apresentações de aboiadores e repentistas.

Realizada pela Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil com apoio da Fundação João Câncio em parceria com a Apega – Associação dos Vaqueiros de Pega de Boi na Caatinga do Alto Sertão de Pernambuco – e patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, a Missa do Vaqueiro abre sua programação diurna na quinta-feira com apresentação da Companhia do Vaqueiro, seguida por um show de Jorge do Acordeon. Já na sexta-feira será realizada a vaquejada, seguida por uma roda de forró, a partir das 16h, com os músicos Cosmo do Acordeon, Dijesus, Epitácio Pessoa, Gonzaga Neto e Zé Francisco.

Depois, o palco abre espaço para o show da banda Fulô de Mandacaru, reconhecida por levar ao Brasil a música autêntica nordestina, reverenciando a cultura popular local e ícones da música regional. Depois deles, é a vez do Arreio de Ouro, Danilo Pernambucano, Joquinha Gonzaga e Bond Xote.

A festa continua no sábado, com vaquejada e pega de boi, às 9h, no Sítio Favinha. No final da tarde, a partir das 16h, é a vez da roda de forró com Vital Barbosa, Elmo Oliveira, Baião Mais Eu, Leonardo do Acordeon e Sotaque Nordestino. Os shows não param. Na mesma noite ainda se apresentam os músicos Flávio Leandro, Kinho Callou, Dorgival Dantas, Ítalo e Renno, Coral Aboios e Rômulo Júnior. Neste dia, o público presente ainda poderá conferir, à tarde, uma palestra gratuita sobre Economia Criativa, dirigida por Leonardo Salazar e André Lira.

No domingo (24), quarto e último dia do evento, acontece o tradicional culto ecumênico em homenagem ao ofício dos vaqueiros e em memória do vaqueiro que deu origem ao evento, Raimundo Jacó. Este ano o celebrante da missa será Dom Magnus, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da Diocese de Salgueiro. Também participam da celebração o cantor pernambucano Josildo Sá, com participação especial de Chambinho do Acordeon, Coral Aboios, Chico Justino e Cícero Mendes, Fernando Aboiador, Ronaldo Aboiador, e o poeta Pedro Bandeira.

O evento, conhecido por misturar o sagrado e o profano, tradicionalmente conta com o prestígio de milhares de turistas de todo o Nordeste, lotando hospedagens da cidade e dos municípios vizinhos, como Salgueiro, Exu, Parnamirim e Morelândia, além de movimentar o fluxo do comércio local. Nesta edição, os organizadores estimam um público de aproximadamente 50 mil pessoas para comemorar os 46 anos da Missa. Para garantir a segurança e conforto dos visitantes, o evento conta com o apoio do DER da Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, SEBRAE e Compesa.

Sobre a história da Missa – Realizada anualmente sempre no quarto domingo do mês de julho, a Missa do Vaqueiro tem em suas origens uma história que foi consagrada na voz de Luiz Gonzaga: a de Raimundo Jacó, um vaqueiro habilidoso na arte de aboiar. Reza a lenda que seu canto atraía o gado, mas atraía também a inveja de seus colegas de profissão, fato que culminou em sua morte numa emboscada. O fiel companheiro do vaqueiro na aboiada, um cachorro, velou o corpo do dono dia e noite, até morrer de fome e sede.

A história de coragem se transformou num mito do Sertão e três anos após o trágico fim, sua vida foi imortalizada pelo canto de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião, que era primo de Jacó, transformou “A Morte do Vaqueiro” numa das mais conhecidas e emocionantes canções brasileiras. Mas Gonzaga queria mais. Dessa forma, ele se juntou a João Câncio dos Santos – padre que ao ver a pobreza e as injustiças cometidas contra os sertanejos passou a pregar a palavra de Deus vestido de gibão – para fazer do caso de Jacó o mote para o ofício dovaqueiro e para a celebração da coragem.

Assim, em 1970, o Sítio Lajes, em Serrita, onde o corpo de Jacó foi encontrado, recebe a primeira Missa do Vaqueiro. De acordo com a tradição, o início da celebração é dado com uma procissão de mil vaqueiros a cavalo, que levam, em honras a Raimundo Jacó, oferendas – como chapéu de couro, chicotes e berrantes – ao altar de pedra rústica em formato de ferradura.

A missa, uma verdadeira romaria de renovação da fé, acontece sempre ao ar livre e se assemelha bastante aos rituais católicos, porém contando com toques especiais que caracterizam o evento: no lugar da hóstia, os vaqueiros comungam com farinha de mandioca, rapadura e queijo, todos montados a cavalo.

Serviço – 46 anos da Missa do Vaqueiro

Quando: De 21 e 24 de julho
Local: Serrita/Pernambuco
Atrações: Shows de bandas locais e nacionais, pega de boi, vaquejada, exposição de artesanato, palestra e culto ecumênico realizado no domingo, o último do mês
Programação gratuita

Programação Oficial:
Quinta – 21/07/2016 – Ipueira
Companhia do Vaqueiro
Jorge do Acordeon

Sexta – 22/07/2016
Vaquejada
Roda de forró (Cosmo do Acordeon, Dijesus, Epitácio Pessoa, Gonzaga Neto e Zé Francisco) – A partir das 16h
Coordenação: Donizete Batista
Fulô de Mandacaru
Arreio de Ouro
Danilo Pernambucano
Joquinha Gonzaga
Bond Xote

Sábado – 23/07/2016
Vaquejada
Pega de Boi – Sítio Favinha – 9h
Roda de forró (Vital Barbosa, Elmo Oliveira, Baião Mais Eu, Leonardo do Acordeon e Sotaque Nordestino) – A partir das 16h
Coordenação: Donizete Batista
Palestra – Economia Criativa – com Leonardo Salazar e André Lira
Flávio Leandro
KinhoCallou
Dorgival Dantas
Ítalo e Renno
Coral Aboios
Rômulo Junior

Domingo – 24/07/2016 – A partir das 8h
Josildo Sá
Chambinho do Acordeon – Participação Especial
Coral Aboios
Chico Justino e Cícero Mendes
Fernando Aboiador
Ronaldo Aboiador
Pedro Bandeira
Celebrante: Dom Magnus
Coordenação: Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Diocese de Salgueiro

Sem comentários:

INSS realiza mutirão de perícia médica para pessoas com deficiência em Pernambuco

  O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social realiza, a partir da segunda-feira (22), um multirão de perícia...