Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 16 de julho de 2016

Turquia diz que 161 morreram em tentativa de golpe, militares seriam 104…


Policiais turcos leais ao governo, sobem em tanque abandonado por rebeldes na Ponte de Bosphorus, em Istambul (Foto: AP Foto/Emrah Gurel)
 (Foto: AP Foto/Emrah Gurel)

Do G1, em São Paulo

A tentativa de golpe de Estado conduzida durante a noite de sexta-feira (15) na Turquia fez 161 mortos e 1.440 feridos, sem contar os golpistas, declarou neste sábado (16) o primeiro-ministro Binali Yildirim. Entre as vítimas estão civis, policiais e militares que apoiam o governo.

VEJA FOTOS DA TENTATIVA DE GOLPE MILITAR NA TURQUIA

O golpe foi conduzido por militares contrários ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Pouco antes, Umit Dundar, chefe do exército havia informado sobre 104 golpistas mortos. O número de mortos pode chegar a 265, somando as vítimas listadas pelo governo e pelo chefe do exército.

Yildirim, que falou com a imprensa em Ancara, indicou que 2.839 militares foram presos em conexão com esta tentativa que ele chamou de “mancha” na democracia turca.

A situação está “inteiramente sob controle”, garantiu o primeiro-ministro. “Estes covardes vão sofrer o castigo que merecem”, insistiu .Yildirim acusou o partido curdo PPK de participar da tentativa de golpe.

O presidente turco anunciou neste sábado (16) que seu governo resistiu à tentativa de golpe militar. Ele também pediu a seus partidários para que permaneçam nas ruas prontos para qualquer “nova onda”.

Continue lendo: Tentativa de golpe na Turquia

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...