Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 12 de dezembro de 2015

Hoje é o dia dele! Silvio Santos completa 85 anos

12/12/2015 14:03
Senor Abravanel, o Patrão, como é conhecido, é elogiado por funcionários do SBT e pela família

Silvio nasceu pobre, foi camelô e depois descoberto pelo rádio / Divulgação

Por: Tatiana Cavalcanti
tatiana.cavalcanti@diariosp.com.br
Silvio Santos é a personificação do sonho que se tornou realidade. Nasceu pobre na Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, trabalhou como camelô, foi descoberto pelo rádio, graças à sua voz marcante e potente, até alcançar o posto de maior comunicador do país. Há exatos 85 anos, nascia Senor Abravanel, o homem que conquistaria o Brasil. A história do “Patrão” se confunde com a da TV. Filho de imigrantes judeus, Silvio passou pela Record e pela Globo antes de conquistar seu canal, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), em 1981.
Dono de um sorriso largo e fácil, Silvio está sempre de bom humor quando brinca com a plateia ou ao falar de suas seis filhas: Cíntia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, as quatro últimas com sua atual mulher, a autora de novelas Iris Abravanel. “Ele sabe o nome de todo mundo que trabalha com ele. E conhece pelo menos de vista quase todos os funcionários. Ele compreendeu o veículo televisão antes mesmo da linguagem se solidificar. Não há similar. E não haverá substituto”, afirmou Paulo de Carvalho, o Paulão da banda Velhas Virgens, coordenador da redação do “Domingo Legal”.
Paulão trabalha no SBT desde 1991, entre idas e vindas, e se diverte ao contar como é a sua relação com o Patrão. “A primeira vez que vi Silvio Santos tive a impressão de que ele media cinco metros de altura e flutuava a dois metros do chão. É como dar de cara com alguém que você viu a vida inteira, mas nunca conheceu de fato. Uma espécie de entidade. Ou de outro mundo.”
Quando chegou à TV, nos anos 1960, Silvio adaptou o formato dos shows que costumava fazer em circos onde realizava sorteios. "Quase tudo o que sei sobre o público, aprendi com um domador de circo. O público é como um leão, se você tiver medo, ele te devora", disse o apresentador, em entrevista à revista Veja, em 1969.
Amigo de longa data, o apresentador Carlos Alberto de Nóbrega rasga elogios ao Patrão e confessa sentir saudade de conviver mais tempo com ele. “O Silvio eu só vejo quando coincide de a gente chegar junto no estúdio, porque a minha vaga é ao lado da dele. A nossa amizade é mais antiga, não é do dia a dia.” Nóbrega diz, ainda, que considera Silvio um grande chefe, um líder, a maior estrela do SBT. “Ele é o SBT. Não conheço ninguém que o povo goste tanto quanto o Silvio. E ele se dá o direito agora de se fingir de maluquinho (risos), mas aquilo tudo é conversa, que a cabeça dele está ótima.”
Em casa, Silvio também recebe admiração e carinho. “Olha, eu não sei como é não ser neto do Silvio porque ele sempre foi o meu avô (risos). Fazer parte da família dele é uma honra e ao mesmo tempo uma gratidão”, conta o ator e cantor Tiago Abravanel. “Essa alegria que ele traz para o público é uma coisa que eu também gosto de fazer e pretendo seguir.”
Parabéns, Patrão! E vida longa vida ao maior comunicador desse país.

Compartilhe:
  •  
  •  

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...