Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Professores protestam no Todos por Pernambuco…



professores3 (1)

Professores grevistas da rede estadual de ensino de Pernambuco protestam, na manhã de hoje, em frente ao Centro de Convenções do Estado (Cecon), em Olinda. A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe) para pressionar o governador Paulo Câmara a mudar suas políticas em relação à educação e interdita a Avenida Professor Andrade Bezerra desde as 9h. Durante o ato, o sindicato foi convocado para participar de mais uma reunião na Secretaria de Administração na tarde desta quarta.

O encontro com o secretário Milton Coelho está marcado para as 16h na sede da SAD, no Recife, e acontece um dia depois da última reunião entre as partes. Nesta terça, integrantes do Sintepe, da SAD e da Secretaria estadual de Educação se encontraram para conversar sobre a retomada das negociações acerca do reajuste salarial dos professores. Ao fim da reunião, no entanto, nenhum dos presentes conversou com a imprensa. Por meio da assessoria de comunicação, a SAD explicou que o encontro não teve caráter conclusivo.

Nesta quarta, o órgão informou que a nova reunião também acontece com o objetivo de reaproximar a categoria do governo, mas não vai discutir propostas de negociação. Por isso, a secretaria não sabe se vai se pronunciar ao fim do encontro. A presença do secretário de Educação, Frederico Amâncio, também não foi confirmada já que o gestor participa do seminário Todos por Pernambuco nesta quarta. O seminário acontece no Centro de Convenções e também conta com a participação do governador Paulo Câmara. Por isso, o Cecon foi o local escolhido pelo Sintepe para a mobilização desta quarta.

Os professores chegaram ao local por volta das 8h e distribuíram panfletos sobre a greve deflagrada no último dia 10 na entrada do prédio da Avenida Professor Andrade Bezerra, continuação da Estrada de Belém. A movimentação seguiu tranquila até as 9h, quando, segundo o Sintepe, houve um atrito com a Polícia Militar.

De acordo com o sindicato, um dos professores manifestantes passou mal durante o ato e caiu na rua. Os demais docentes rodearam o colega para impedir que ele fosse atingido pelos veículos que passavam na via. As equipes da Polícia Militar não teriam visto o professor doente e interviram para impedir a interdição da via. A confusão só teria acabado quando uma ambulância do Samu chegou ao local para socorrer o docente. Depois disso, os professores decidiram manter a avenida interditada. Segundo a Companhia de Trânsito de Olinda, a via ficou fechada por mais de uma hora e meia. Por isso, o trânsito ficou complicado no local.

A assessoria de comunicação da Polícia Militar foi informada do relato, mas disse que não poderia se pronunciar sobre o acontecido enquanto a operação estivesse em andamento. Segundo a PM, só depois que a manifestação for encerrada e os agentes saírem do local, será possível apurar o fato. A corporação se comprometeu a ouvir todos os envolvidos na operação e a analisar possíveis imagens da confusão. A PM ainda disse que todo excesso será avaliado, mas afirmou que recebeu relatos de que os professores estavam sendo ostensivos com os agentes que acompanhavam o ato. (G1-PE)

Sem comentários:

Paga o Dinheiro dos Artistas da Terra Biu Abreu, Pega a visão que o MPPE está no teu encalço ...

  Enquanto você dorme eles fazem a festa... Processo de origem do Ministério público de Orobó tem como objeto investigar irregularidades no ...