Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 25 de abril de 2015

Orobó sabe mesmo o que é Transparência?

Diz-se da palavra transparente, aquilo que está, nítido, claro, visível, que não deixa dúvidas, que se faz entender, que deixa em evidência.*transparência* é a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal, a ocultação de alguma fraqueza pessoal, a ocultação de alguma miséria pessoal. Por meio da transparência, a pessoa é o que é, nem melhor e nem pior! A transparência revela tanto o que a pessoa é, como o que a pessoa tem! A verdadeira transparência não exagera, não inventa vantagens e nem desvantagens! É um dos mais válidos recursos de prevenção contra o pecado. Sabe por que? Porque a transparência, obriga a pessoa a se conhecer e a tomar os devidos cuidados.
Partindo destes princípios fui visitar o Portal da Transparência do Município de Orobó. Gente, vi tanto número que sai tonta. É dinheiro para turismo, para investimento em escola jovem e primeiro emprego, saúde, educação,transporte etc. Um verdadeiro emaranhado de números , convênios com estado, com o governo federal,com Órgãos outros... Confesso que sair mais curiosa do que eu entrei, entendi pouca coisa e li muito floreio e propaganda carregada de promoção do governo municipal, que quem mora e realmente conhece os fatos reais, este site oficial da PMO. ´deveria levar o prêmio piada. 
Sai me perguntando ,se eu que me considero uma pessoa instruída e inteligente entendi pouco, ou talvez demais. Será que uma pessoa leiga, um eleitor comum alfabetizado, ao entrar nesse site ,ele sai realmente, com um pensamento nítido, claro, do foi ali buscar?
Pode até que sirva de um guia, acenda alguma luz no fim de um túnel obscuro, mais acho que um modelo de algo transparente, seria bem mais claro.
Ex; Orobó recebeu tantos mil reais do Ministério do Turismo. Tem mesmo esse tal de turismo por aqui? São coisas como essas, que deixam o cidadão comum, sabendo menos que sabia antes. 
Mas de qualquer forma visite o Portal da transparência! Você Tem dois caminhos ou sai sabendo mais ou sabendo menos!

Por; Madalena França.

Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...