Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Bolsa Família; Polêmica da Oposição.

Bolsa Família é tema de debate no Ponto a Ponto

Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
O programa Ponto a Ponto, da Band News TV, exibe a entrevista com a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, à meia-noite destesábado (17). Na pauta, dados de pesquisa do programa Bolsa Família e avaliação do governo Dilma Rousseff.
De acordo com o Instituto Datafolha – em pesquisa realizada em abril deste ano –, para os entrevistados, o principal problema do país é a saúde (34%), a violência e segurança pública (20%) e 13% acham que é a corrupção. Já a avaliação do governo Dilma na área do combate à fome e à pobreza, 49% desaprovam contra 48% que aprovam (empate técnico).
Apesar dos números, a ministra diz que é um “mérito geral do governo”. A explicação, segundo ela, é que a população está mais crítica e exigente. “Não acho que isso signifique o aumento da desaprovação do programa.”
À jornalista Mônica Bergámo e ao sociólogo Antonio Lavareda, Tereza Campello disse que as prioridades dos brasileiros mudaram.”Antigamente, as pessoas batiam à porta das prefeituras para dizer que estavam com fome. Hoje, eles questionam que a cidade não tem um instituto federal de qualificação profissional.”
Ainda de acordo com a ministra, o Bolsa Família tem, hoje, 14 milhões de família, ou seja, 50 milhões de pessoas. Ela discorda ao ser questionada se o número de pobres vem crescendo no País, já que o programa não para de inscrever brasileiros de baixa renda. “O que vem aumentando é o número de pessoas que vêm sendo incluídas na agenda. Tinha uma quantidade de pessoas fora do Bolsa Família gigantesca. Hoje ainda tem, mas esse número é pequeno. Então, o programa não era universalizado”, disse.
Quanto às críticas que o governo recebe sobre o Bolsa Família ser um programa meramente eleitoreiro, Campello replica: “Ninguém nunca fez um programa de transferência de renda desse tamanho por motivos eleitorais. Então, o Bolsa Família não foi feito por esses motivos. Hoje, ele tira vota de quem é contra. Então por isso que todo mundo está a favor”, afirmou. A
ministra Tereza Campello também não economizou nas condenações ao governo de FHC. “Eleitoreiro é botar seis milhões de pessoas às vésperas das Eleições para receber o Vale Gás, como o governo do ex-presidente Fernando Henrique fez. O cadastro que tinha antes não tinha nome do pai, não tinha nome das pessoas… Você não sabia a escolaridade dos adultos”. O Ponto a Ponto tem reprise no domingo (4), às 16h30, 20h30 e meia-noite.

Sem comentários:

Orobó terá Oposição Sim: O dinheiro que paga o preço de alguns ,não compra os valores de todos...

  Em tempos de janelas partidárias é comum que dancem as cadeiras. Que partidos ganhem e percam filiados. Pessoas de fraca personalidade aba...