Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Magno Martins e Sua Coluna do Dia: a dura reação mineira

Coluna da quarta-feira
     A dura reação mineira
Minas está em pé de guerra com o candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos. As reações, duras, pelo fato dele ter rompido acordo com Aécio Neves, para não lançar candidato a governador do PSB naquele Estado, começam a se esboçar.
Presidente da legenda tucana em Minas, Marcus Pestana diz que, em nenhum momento, o partido foi informado de uma posição diferente de Eduardo, pela qual o PSDB apoiaria o candidato socialista em Pernambuco e o PSB faria o mesmo em Minas, apoiando um candidato tucano.
“Não fomos comunicados. Para nós, a quebra da palavra empenhada é grave. Romper o acordo de Minas, com contrapartida em Pernambuco, é algo inacreditável”, disse Pestana, para quem haverá desdobramentos ruins para o PSB.
“Eduardo tem a pretensão de ser presidente da República? Será que imagina ter o nosso apoio numa hipotética passagem para o segundo turno? Com que argumentos ele pode propor qualquer acordo futuro com o PSDB se fura os compromissos assumidos já no primeiro degrau da escada?”
Pestana realça que, diferentemente do PSB, que está integrado ao governo tucano de Minas desde 2002, quando Aécio chegou ao Palácio da Liberdade, “o PSDB fazia oposição ao governo de Eduardo Campos em Pernambuco”.
“Nós cumprimos a nossa parte no acordo”, acrescentou, numa conversa com Josias de Souza. “Fizemos isso confiando na palavra do Eduardo. Como pode agora o PSB, que participa do nosso governo, dizer que não vai nos apoiar em Minas?” O candidato de Aécio à sucessão mineira é o tucano Pimenta da Veiga. Isso é uma agressão à memória do Sérgio Guerra”,  declarou Pestana, referindo-se ao ex-presidente nacional do PSDB, morto em março passado.
Guerra era amigo de Eduardo Campos. “Foi ele quem negociou esse acordo, sacramentado na casa do Eduardo!, lembra Pestana. Na última segunda-feira, após participar da solenidade de lançamento da candidatura do ex-governador tucano Antônio Anastasia ao Senado, Aécio também disse meia dúzia de palavras sobre a movimentação do PSB.
“Eu não mudarei a minha estratégia e, tampouco, o entendimento, os acordos que firmei. Pelo menos da minha parte, eles serão honrados.” Indagado sobre a motivação do PSB, Aécio absteve-se de comentar: “Não posso dizer. Tem que perguntar para eles”.
COM DILMA– O PP só não está apoiando Dilma no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre e Rio de Janeiro. No RS, Ana Amélia, candidata ao Governo, e em Minas Gerais, a preferência é por Aécio Neves. O mesmo acontece no Acre, onde o partido lidera a oposição ao governador Tião Viana (PT). No Rio, está dividido. Há ainda o Amazonas, que pode ficar com Aécio Neves, se o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), se aliar à deputada Rebeca Garcia, candidata ao governo.
Chapa branca– O Grito da Terra, promovido há 20 anos pela Contag, tirou Brasília do mapa. A entidade já colocou oito mil trabalhadores rurais na Esplanada dos Ministérios. Mas, no ano em que a presidente Dilma concorre à reeleição, a Contag resolveu ficar em casa. Ela fará atos dispersos nos 26 estados.

Pressão no Ceará– O ex-presidente Lula deve entrar no processo sucessório no Ceará para convencer o governador Cid Gomes (PROS) e seu irmão, Ciro, a apoiarem a candidatura ao governo do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira. O Ceará tem cerca de 6,5 milhões de eleitores e a expectativa é de obter 60% dos votos para a presidente Dilma caso PROS e PMDB se unam.
Fora de cena- O ex-governador de São Paulo, José Serra, descartou definitivamente a possibilidade de vir a compor a chapa do tucano Aécio Neves ao Planalto como candidato a vice. Em suas páginas nas redes sociais, Serra informou que ainda está indeciso quanto ao cargo que disputará: senador ou deputado federal.
Estrela da Copa no Sertão- A prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PTB), anunciou, ontem, a grade dos festejos juninos do município incluindo a vedete da Copa do Mundo: Claudinha Leite, que se apresenta no dia 21 de junho. Segundo ela, os patrocínios da festa virão em grande parte da iniciativa privada, do Estado e do tesouro municipal.

CURTAS
RANGO– Na passagem por Serra Talhada, no próximo sábado, o candidato do PSB a governador, Paulo Câmara, e o candidato a senador, Fernando Bezerra Coelho, vão filar o rango na casa do deputado Sebastião Oliveira, candidato a federal, que, ontem, ganhou o apoio do prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano.
COMISSÃO- O deputado Odacy Amorim integra a comissão parlamentar que apresentará ao Governo propostas para mudanças no sistema de saúde da Polícia assim como a discussão de novos critérios para a promoção de praças. A primeira reunião foi ontem, estando marcada a segunda para a próxima semana.
Perguntar não ofende: Quando Lula virá a Pernambuco?
'Melhor é o que se estima em pouco, e tem servos, do que o que se vangloria e tem falta de pão'. (Provérbios 12-9)

Sem comentários:

Orobó terá Oposição Sim: O dinheiro que paga o preço de alguns ,não compra os valores de todos...

  Em tempos de janelas partidárias é comum que dancem as cadeiras. Que partidos ganhem e percam filiados. Pessoas de fraca personalidade aba...