Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sistema Educacional de Pernambuco e do Brasil é vergonhoso!


Tenho me perguntado várias vezes o que aconteceu com a mente dos estudantes atuais? De cada turma de 25 alunos, 5 tira dez nos exames, dez fica ma média entre seis e nove e dez tem notas de 10% a 30% de acertos em uma atividade anteriormente lida, explicada, co-relacionada com a vivência pessoal, da comunidade e da própria vida deles.Há alunos no nono ano que não sabem construir o básico de suas próprias histórias, suas identidades pessoais, seus nascimentos, seus pais ,avós etc. Às vezes me pergunto se a Escola Tradicional onde aprendi na primeira série a ler e escrever, na terceira e quarta séries a interpretar textos e ler o mundo, não está fazendo uma enorme falta? 
Nos deparamos com uma modernidade que serve apenas para belas teorias e exorbitantes venda de livros, que geram grandes lucros ao teóricos e na prática, um aluno do nono ano de hoje, pode ser comparado a um aluno da quarta série primária de 20 anos atrás.
O sistema brasileiro de Educação jogou as novas teoria para o uso de sua realidade, sem antes preparar os seus profissionais desde a base para seguir as novas teorias. O resultado é que temos belas teorias e uma enorme desilusão dos profissionais da Educação. Pessoas que se entregam de corpo e alma para fazer o melhor e esse melhor é sempre mal visto, mal recompensado, incompreendido, mal pago e desiludido. Começa pelas Leis arbitrárias do Brasil. É proibido dar uma palmadinha para educar um filho, mas é permitido que um filho desobedeça sua mãe, porque agora o Conselho Tutelar prende quem dá palmadas. Na escola, o professor pode ser chamado de tudo, mas se der um pequeno castigo é punido, ou muitas vezes são xingados ou apanham dos alunos. O aluno sabe que vai passar de ano de qualquer jeito. Por isso, não tem o mínimo interesse de estudar. Para que se matar de estudar se o amigo que bagunçou o ano inteiro está do seu lado na mesma série? Ah! o professor que reprova , é o chato, o neurótico, o preguiçoso, o que não gosta de projetos inovadores. Tem projeto carnaval, projeto páscoa, profesto festa junina, projeto copa, projeto paz, projeto de leitura e escrita, projeto de A a Z, e o aluno no nono ano escreve Ana com a de anel, não sabe o nome completo da mãe,... Esqueceu as palavras mágicas, do bom dia, boa tarte ,com licença, por favor, obrigada, até amanhã, dona fulana. Não podemos reprovar por que a escola cai o IDEB, perde o Selo UNICEF de uma aprovação que não garante que o aluno saiba o minimo dos conteúdos programáticos, aprendam a ler o mundo, saibam defender-se dos males da utopia, da corrupção, das drogas, do Vandalismo, da exploração sexual etc.
O pai não pode educar. Mas também, não pode com o filho, que o joga na escola como tábua de salvação. A escola não pode reprovar. Porque o sistema obriga a passar. Trabalha com a fantasia e na hora do ENEM, do VESTIBULAR cobra a realidade . Na hora dos concursos públicos, a UPE é tradicional. Digo por já ter feito dois concursos e ter sido aprovada duas vezes pela UPE. Nesta hora, sai na frente a escola Particular que prepara para o vestibular e não para aluno passar de ano sem somar conhecimentos. Mas, toda culpa cai sobre o professor. Pois carrego minha culpa de alma limpa. Sei que é possível inovar ,mas o que não se pode é abolir o tradicional.
Se você tem mais de trinta anos e leu até aqui, você foi tradicional, mesmo que tenha feito apena o curso primário. Difícil é um aluno da modernidade dos tempos atuais, conseguir entender o que está implícito neste meu desabafo. 
 Para que querer Professores bem remunerados e qualificados, alunos educados e competentes? Quem pagará o preço desse desenvolvimento? Se o Brasil se Educa, do que  viverá quem se sustenta com a indústria da miséria, da ignorância e da pobreza humana, que necessita do assistencialismo e por ele sente gratidão?
  Sou do tempo que a professora era Dona, que tarefa de casa era obrigação, que tabuada era imprescindível, e que ler com desenvoltura com todos esses, erres, pontos e virgulas, era ao passa -porte para o sucesso. Ainda teatralizava as poesias e a arte cênica relativa a cada verso, tinha que ser impecável.

Não sou contra o Novo! Só me pergunto se com esse Sistema que temos, quais profissionais teremos no futuro? Quem serão nossos médicos, nossos advogados que têm que decorar leis, e saber argumentar para transformar até um réu em inocente. Quem serão nossos professores? Estudei no tradicional . Se você entendeu até aqui, saiba que eu tenho muito Orgulho da Profissional que sou, e muita pena, dos alunos da modernidade exagerada e da fantasia do " bejim no ombro, beleza? valeu? fui? cara..." como se fosse bom dia ou obrigada! Chamo isso de Conceitos do engano.

Por Madalena França.

Sem comentários:

Escancarada negociata política : A culpa é do povo?

Aproxima-se as eleições e com elas as negociatas políticas. Há quem defenda que a culpa é toda dos políticos. Há quem afirme que a culpa é d...