Aos 16 anos, os irmãos gêmeos Daniel e Rafael Charles Heringer Gomes, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, foram aceitos em duas universidades americanas. As admissões vieram da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, e do Gordon College, em Massachusetts. No ano passado, os irmãos representaram o País na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.
Desde o ano passado, quando concluíram o ensino médio, os alunos já participavam do processo seletivo americano. “Nos Estados Unidos o aluno não é avaliado apenas por uma prova para ser aceito em uma universidade. É um processo diferenciado, envolve diversas redações e entrevistas. As instituições avaliam a vida acadêmica do estudante para aceitá-lo ou não”, detalhou Daniel.
Irmãos gêmeos se dedicam muito aos estudos
desde cedo. (Foto: Fabiana Mello/Arquivo Pessoal)
desde cedo. (Foto: Fabiana Mello/Arquivo Pessoal)
A carta de admissão do Gordon College chegou em meados de fevereiro e a resposta da Universidade da Pensilvânia no último dia 31 de março. “Estamos muito felizes com as admissões. Sempre nos dedicamos muito aos estudos e isso é só o começo”, disse.
Os irmãos, que têm 16 anos, não pretendem ingressar no curso em uma das unidades americanas neste ano. “Para manter cada aluno, seria necessário um investimento de US$ 66 mil por ano. Com as admissões, conseguimos um percentual de bolsa, mas ainda teremos um custo alto.”, disse Rafael. Atualmente, os gêmeos cursam Física na Universidade de São Paulo (USP).
“Estamos tentando ampliar a bolsa ou conseguir patrocínio para estudarmos ainda neste ano, mas se não for possível, tentaremos de novo no ano que vem. Ainda não estamos decididos”, continua Daniel.
Os gêmeos estudaram em uma escola particular em Mogi das Cruzes desde crianças. “Fico muito orgulhosa porque eles chegaram na unidade ainda pequenos e, desde então, temos acompanhado o desenvolvimento dos irmãos que sempre apresentaram um desempenho muito positivo. São exemplos para os demais alunos. Torcemos muito por eles”, disse a diretora pedagógica Heloísa Melo.
Felipe Vieira, Daniel Charles, Daniel Mitsutani e
Allan Santos representaram o Brasil na Olimpíada
Internacional de Astronomia e Astrofísica
(Foto: Divulgação/OBA)
Allan Santos representaram o Brasil na Olimpíada
Internacional de Astronomia e Astrofísica
(Foto: Divulgação/OBA)
Continua…
Sem comentários:
Enviar um comentário