14/04/2015 22:0
Para usar a internet não é necessário se cadastrar. Basta ir até um local com o serviço e conectar-se
Por: Caio Colagrande
caio.castro@diariosp.com.br
caio.castro@diariosp.com.br
Navegar de graça usando internet sem fio tem deixado de ser uma exclusividade de quem visita praças a céu aberto ou grandes empresas. Hoje é possível ter acesso a um sinal aberto até nas bancas de jornal.
De olho nesse mercado que atrai cada vez mais gente, de todas as idades, empresas de grande e de pequeno porte estão oferecendo conexão gratuita não só aos clientes como também a quem apenas passa pelo estabelecimento. Parar e não comprar nada, mas dar aquela olhadinha no e-mail e redes sociais não causa mais constrangimento como antes. Pelo contrário. A prática é incentivada.
No caso de locais abertos, a ideia é oferecer uma maneira de a pessoa poder se conectar sem pagar e, ainda, conhecer os produtos da empresa que oferece o wi-fi. “Hoje, oferecer internet é uma demanda considerada quase que obrigatória pelos clientes”, explica José Urbano, sócio da WiMedia, que oferece o serviço. Hoje, cerca de cinco mil pessoas utilizam todo dia essa conexão.
Segundo ele, em média o sinal chega a 600 metros em locais sem barreiras - na Avenida Paulista, por exemplo, o alcance acaba sendo menor por conta da interferência de diversas torres de telefonia e de estações de rádio.
Para usar a internet grátis, não é necessário se cadastrar. Basta ir até um local com o serviço (veja a relação ao lado), conectar-se e navegar. Uma tela com a propaganda da empresa que contratou o plano aparece. Caso o internauta queira saber mais sobre ela, basta clicar no banner. Há situações em que é possível até fazer downloads - o sistema aguenta 150 pessoas navegando na internet ao mesmo tempo.
Protesto/ “As bancas de jornal são locais geralmente de passagem, então a pessoa fica, em média, oito minutos conectada”, explicou Urbano, sobre o serviço oferecido pelos jornaleiros. Mesmo que a proposta seja usar a internet para atividades do dia a dia, como responder mensagens ou fazer pesquisas, no último domingo o serviço registrou um pico de acessos na Avenida Paulista, onde aconteceu a manifestação contra a presidente Dilma Roussef (PT).
Onde navegar gratuitamente em São Paulo? Confira a lista!
Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970)
Shopping Granja Vianna (Raposo Tavares, 23500)
Rua Joaquim Floriano, 533
Alameda dos Arapanés, 508
Av. Roque Petroni Júnior, 1089
Av. Xingu , 200
Av. Paulista, 900
Rua João Cachoeira, altura do nº 795
Praça da República
Banca Maria ElisaPraça da República
Rua Líbero Badaró
Praça Silvio Romero
Esquina da Av. Santo Amaro, 1239
Rua Tuiuti, 1572
Rua Albuquerque Lins, 1038
Rua Harmonia, 277
Rua Renato Paes de Barros, 390
Pq. Ibirapuera, Portão 3
Rua Haddock Lobo, 354
Rua Hungria, 326 (Marginal Pinheiros)
Pq. Ibirapuera (ao lado da pista de cooper)
Pq. Ibirapuera (ao lado do planetário)
Rua Clodomiro Amazonas, 556
Rua Horacio Lafer, 533
Shopping Iguatemi (Av. Faria Lima, 2232)
Shopping Market Place (Av. Chucri Zaidan, 902)
Av. Alfonso Bovero, 2
Rua Flórida, 1970
Rua Eng. Roberto Zuccolo, 555
Av. Nações Unidas, 10.979
Av. Eusébio Matoso, 1375
Av. Chucri Zaidan, 860
Sem comentários:
Enviar um comentário