Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

OROBÓ: O SINTEPE AINDA EXISTE?

NO OROBÓ NOVO O SINTEPE PERDEU A VOZ?

O SINTEPE-  é a entidade representativa dos professores de Pernambuco. O sindicato atua nas esferas Estadual e Municipal. Aqui em Orobó ele funciona a mais de 16 anos, e através dele os professores conseguiram várias conquistas.
É evidente que cada governo tem o seu jeito de dialogar com sindicatos e funcionários públicos. Para fazer justiça, devo dizer que foi o Senhor José Francisco, o mais democrático para negociação.  Em sua gestão, foi feito um Plano de Cargos e Carreiras para professores, onde o mesmo foi reformulado na gestão seguinte, quando a professora Madalena assumiu o comando do Núcleo Municipal e participou ativamente junto com o Ilustre Zé Martins da cidade de João Alfredo, quando esteve Secretário de Educação de Orobó.
A disposição do SINTEPE, Madalena atuou na última gestão do ex-prefeito Manuel João. 
Mesmo com as dificuldades, os professores conseguiram: 20% da carga horária, para aulas atividades, gratificação de locomoção, e a gratificação do Magistério pó de giz, correspondente a 20% do salário total. Além disso, com exceção do ano de 2012, todos os anos anteriores, tanto na gestão de Zé Francisco como de Manoel João, os professores receberam RATEIOS. ( divisão das sobras do FUNDEB). Pois bem amigos leitores, mal ou bem é inegável os avanços conseguidos pela professora Madalena França junto ao SINTEPE e as administrações passadas.
Ao assumir a Prefeitura o Prefeito Cléber José do Orobó Novo, tratou imediatamente de oprimir a professora, tirando dela as aulas que tinha à disposição do SINTEPE, para sem nenhum tempo para agir, já que atua em dois vínculos de Concurso Público ela ficasse sem tempo para o SINTEPE assim,foi obrigada a renunciar o cargo. Mesmo assim continuou na base de uma nova comissão, da qual fazia parte a professora e vereadora, Conceição Arruda. Estava em andamento as negociações para o cumprimento da Lei do FUNDEB, para alteração da carga horária para um terço de aulas atividades ( regularizada este ano), O cumprimento do PCC dos professores no que concerne as faixas salariais, e  o pagamento do rateio de uma verba extra que chegou em maio, no valor de oitocentos mil, da qual 60% desta, é Obrigatório ser para pagamento dos professores.
Enraivecido e dotado de uma arrogância ímpar, o prefeito faz uma chocante exigência: Para negociar com o SINTEPE, Madalena deveria ser excluída da reunião, porque não sentava com oposição. Para não prejudicar os professores, os quais a elegeram por duas vezes sua representante, a professora teve a humildade de atender a exigência e ainda fez mais, desfiliou-se do SINTEPE, para afastar qualquer possibilidade de acusação de que ela estaria sendo um entrave para as negociações  do SINDICATO COM O HOMEM DEMOCRÁTICO DO OROBÓ NOVO.

Um ano depois  de tudo isso, apenas as aulas atividades foram corrigidas. Os mais de quinhentos mil nunca apareceram, o PCC continua parado na gaveta e as faixas salariais nunca sai do papel. É lei que dorme sono eterno. Não há prestação de contas alguma, sobre as verbas do FUNDEB. Este ano já passou de Nove Milhões e Trezentos Mil e nada de bom aconteceu.
Perguntar não ofende: Quem são hoje os representantes do SINPEPE em Orobó?
Será que o prefeito cumpriu a palavra de negociar com o SINTEPE se Madalena saísse?
Que tipo de negociação foi feita?
Será que com a saída de Madalena o SINTEPE  perdeu a voz em Orobó?
Quantas perguntas  sem respostas. Não é mesmo amigos Professores?

Escrito por Madalena França.

Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...