Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Crise leva governo estadual a cortar apoio financeiros a shows e festas…


paulo-camara-1-580x435

Franco Benites /Jornal do Commercio

Aos poucos, o governo estadual começa a divulgar os cortes que as secretarias precisarão fazer nos serviços oferecidos à população por conta da crise econômica. Uma das primeiras resoluções da política de ajustes definida na última segunda-feira atingirá em cheio as prefeituras. “Vamos tomar medidas duras e restringir shows, festas e apoios totalmente a partir de agora. Não temos mais condições de bancar isso”, informou Paulo Câmara (PSB) ontem (25) após participar de uma cerimônia de formação de novos sargentos no Centro de Convenções.

Foi nesse mesmo local, aliás,  há dois meses, durante o lançamento do Mapa da Estratégia de sua gestão, que o governador afirmou que tiraria a palavra “crise” do seu vocabulário. A prática, porém, tem sido diferente. “É aperto, não podemos negar isso. A gente previu um ano difícil, mas está sendo mais difícil ainda e temos que nos adaptar à realidade”, falou o governador. 

Paulo informou que os técnicos do governo, na busca pela redução de gastos, estão orientados a analisar contrato por contrato e que os cortes não vão poupar nem o seu próprio gabinete. Ele garantiu confiar na experiência dos secretários para realizar os ajustes de modo que o prejuízo à população seja o mínimo possível. “É um trabalho duro, porém necessário. O tempo exige compreensão”, disse.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras, afirmou que não vê problemas na decisão de contingenciar os recursos para a realização de eventos e informou que a medida vale daqui para frente. “O que já havia sido pactuado (de apoio financeiro) dentro do calendário turístico está garantido”, detalhou.

Continua…

De acordo com o governador, ações mais drásticas podem ser tomadas caso o arrocho nas contas estaduais continue. “Não descarto até o final do ano fazer algum tipo de reforma que possa diminuir o número de secretarias. Isso vai depender dos próximos meses”, declarou, reforçando o que havia dito o secretário estadual da Fazenda, Márcio Stefanni, em entrevista à Radio Jornal nessa terça-feira.

Também houve uma sinalização de que  se as finanças locais ficarem abaixo do que se espera em 2016 o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) será alvo de uma análise . “As previsões não são boas e são de continuarmos em recessão. Seria um fato inédito. A ultima vez que tivemos recessão por dois anos seguidos foi em 1930 e 1931”, avaliou.

SARGENTOS – No Centro de Convenções, o governador diplomou 1.579 novos sargentos. Desse total, 963 farão o policiamento da Região Metropolitana,  228 irão para o Agreste, 219 para o Sertão e 169  atuarão na Zona da Mata. “Temos o compromisso com o povo de buscar fazer de Pernambuco um Estado cada vez mais seguro”, discursou Paulo. Na ocasião, ele voltou a defender o programa Pacto pela Vida.

Sem comentários:

Coluna do Magno Martins registra o caminho da prisão para Bolsonaro

  A caminho da prisão –  A depender do planejamento da Polícia Federal, Jair Bolsonaro e seus aliados terão um indiciamento por mês até o fi...