Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Serra de Capoeira Vai Pagar IPTU no Orobó Novo? Verdade ou boato?

Comenta-se na comunidade que Serra de Capoeira vai passar a pagar IPTU. Será verdade ou  um boato sem cabimento?


IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto brasileiro que cada pessoa que possui uma propriedade urbana, como um apartamento, sala comercial ou uma casa. O IPTU consta na Constituição Federal, e serve tanto para pessoas jurídicas, como pessoas físicas.
O objetivo principal do IPTU é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades. As pessoas que não moram na cidade, e sim em propriedades rurais, também pagam imposto, o ITR, que significa Imposto Territorial Rural.
Onde se paga o IPTU, os serviços públicos como saneamento básico, tratamento de esgoto, água potável , situação de regulamentação das vias de trânsito, tudo deve ser regularizado e de boa qualidade. Acredito que isso não passe de um boato. Caso contrário é patético.
A água de Serra de Capoeira, quando tem, é hoje  cor laranja. É uma mistura de lama, com o precioso líquido e capim apodrecido. É preciso coar bem, colocar muito cloro e deixar por várias horas purificando até ter a mínima condição de uso. Lavar roupa branca, nem pensar!
O fato de tomar banho com esta água já rendeu muita, dor de barriga, lombriga e verminoses perigosas para saúde. Graças ao Médico do PSF local, que é muito competente e seu milagroso medicamento Anita, a saúde do povo melhorou. O problema é que o medicamento é excelente mas o preço não é acessível a todos. Custa mais de sessenta reais e não tem no PSF. Alias, No posto de Saúde não tem nem remédio para pressão arterial.
Não há nenhuma rede de tratamento de esgoto na Serra ,e a mesma, se encontra na Zona rural , as estradas de acesso nem sempre tem condição de uso. Como vai se pagar IPTU?
Estou questionando o assunto, porque os moradores estão preocupados com a fofoca que anda na boca do povo.e querem saber: Serra de Capoeira vai mesmo pagar IPTU no Orobó Novo?

Escritopor Madalena França.

Escrito por Madalena França.

Sem comentários:

Escancarada negociata política : A culpa é do povo?

Aproxima-se as eleições e com elas as negociatas políticas. Há quem defenda que a culpa é toda dos políticos. Há quem afirme que a culpa é d...