Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Você tem colocado fruta no seu cardápio?

 


Quanto mais ácida a fruta, menos frutose ela tem. Entenda.


Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingesta de 3 a 5 tipos diferentes de frutas por dia para evitar várias doenças. Segundo dados, apenas 24,1 dos brasileiros consomem a quantidade diária de frutas recomendadas.  As frutas são deliciosas e bem nutritivas. Tem para todos os gostos: mais doces, mais azedas. São ricas em vitaminas e fibras. A fruta é uma excelente opção para a hora do lanche, fácil de transportar. Crianças, jovens, adultos e idosos se beneficiam dos valores nutricionais das frutas. Devemos ter cuidado com os excessos, frutas podem ter alto valor calórico. As frutas possuem frutose, que é um tipo de açúcar natural. A frutose faz parte de um grupo de carboidratos simples. 

Exemplos de frutas com maior concentração de frutose (por 100g do alimento): 

  • Tâmara: 32 g
  • Uva passa: 30 g
  • -Manga: 16,2 g
  • Ameixa: 12,5 g
  • Caqui: 12 g
  • Maçã: 9,5 g
  • Laranja: 6 g
  • Tangerina: 4,8 g
  • Abacaxi: 4,8 g

Percebam que quanto mais ácida a fruta, menor índice de frutose possui. As chamadas frutas secas têm maior índice de frutose. Prefira comer as frutas de forma in natura, com cascas, ao invés do suco. Por exemplo, se você toma um copo de 200ml de suco de laranja, você vai consumir 4 laranjas. Se você comer 2 laranjas, vai se sentir saciado, entendeu? Mas, calma, o excesso da frutose é que pode levar ao aumento de peso. A frutose das frutas não vai fazer mal a sua saúde.

A indústria tem feito alimentos, como biscoitos, bolos, etc com o xarope de frutose, que pode levar ao sobrepeso, obesidade, aumento do colesterol ruim, aumento dos triglicerídeos, desenvolvimento de diabetes, aumenta o ácido úrico no sangue.

Os diabéticos devem ser orientados pelo médico sobre as frutas e a recomendação diária para serem ingeridas. Quem está passando por dieta restritiva também tem que ter a orientação de um médico ou nutricionista. Ou seja, fruta sem o controle energético diário, pode, sim engordar. Procure seu médico e nutricionista, eles vão passar as porções diárias recomendadas. Vamos saborear as frutas e aproveitar todos os seus valores nutritivos e as fibras para o nosso intestino. Tudo é uma questão de equilíbrio. 

Da Folha de Pernambuco
Postado por Madalena França

Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...