| Coluna do sabadão | |
Crescer no NE, o grande desafio
Há praticamente um mês entocado em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, o candidato do PSB a presidente, Eduardo Campos, não avança nas pesquisas. Estagnou na casa dos 11%. Analistas políticos e aliados socialistas apontam o grande desconhecimento que o ex-governador tem ainda no eleitorado nacional para justificar sua posição tímida em todos os levantamentos.
Acreditam que o socialista só decola após a propaganda eleitoral no rádio e na televisão, previsto para agosto. Mas alguns dados precisam ser levados em consideração, discutidos e avaliados. Sendo político do Nordeste, Eduardo não galvanizou também a simpatia e a confiança do eleitorado nordestino.
Pelos dados do Datafolha de ontem, o tucano Aécio Neves, que subiu quatro pontos e vem garantindo o segundo lugar, atrás da presidente Dilma, tem o dobro das intenções de voto em relação a Eduardo no Nordeste – 12% contra 6%.
É no eleitorado nordestino onde está concentrada a força de Dilma, com 52% das intenções de voto, um banho, diga-se de passagem, nos seus principais concorrentes. Esta boa performance não é atributo dela nem do seu Governo, tem muito a ver com o efeito dos programas sociais, especialmente o Bolsa-Família.
Na eleição de 2014, foi o Nordeste que salvou Dilma, pois ela perdeu no Sul e Sudeste para Serra e aqui impôs uma frente de mais de 10 milhões de votos sobre o tucano.
A estratégia de Eduardo, de buscar conquistar o eleitorado do Sul e Sudeste está correta, mas se tivesse já partido consolidado do Nordeste, por ser pernambucano e ter governado o seu Estado com altíssimos índices de aprovação, provavelmente não estivesse perdendo para Aécio em sua região.
Historicamente, a tucanada leva desvantagem por aqui. Com exceção de Fernando Henrique, que tinha como moeda o Plano Real, Alckmin fracassou e Serra também, este duas vezes. Se Eduardo não se fortalecer no Nordeste vai continuar fragilizado no resto do País. A subida de Collor, só para registrar, começou pelo Nordeste e não pelo Sul Maravilha.
NÍVEL DE CONHECIMENTO– Terceiro colocado na pesquisa do Datafolha, Eduardo Campos (PSB), que registrou 11% agora e também apresenta curva ascendente, sempre dentro da margem de erro – tinha 10% em abril e 9% em fevereiro. É conhecido muito bem ou um pouco por 25% dos eleitores. Essa taxa é de 86% para Dilma e de 42% para Aécio, ou seja, o nível de conhecimento do tucano é quase o dobro do de Eduardo.
Vai para o muro–
Corrupção move o eleitor? – Da coluna de Ilimar Franco, de O Globo: “Cientista político, especialista em pesquisas, relata que apenas 10% dos eleitores definem o voto por um julgamento moral. Mas que uma CPI, como a da Petrobras, ajuda a fazer barulho e serve de complemento ao humor dos eleitores com a situação da economia, que é percebida por eles como resultado da atuação do governo”.
Dá para entender?- Em entrevista ao Frente a Frente, o ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, disse que a decisão da prefeita Madalena Brito (PTB), sua aliada, de trocar o palanque de Armando Neto, candidato a governador, pelo do socialista Paulo Câmara, foi “pontual”. “A princípio, tomei um choque, mas só quem pode explicar as razões da mudança é ela”, afirmou.
Buraqueira em Bom Jardim-
CURTAS
SEM RUMO– Até ontem, a assessoria do ministro da Integração, Francisco Teixeira, não tinha ainda definido o roteiro que a presidente Dilma deve cumprir na área da Transposição terça-feira próxima em Cabrobó, trecho pernambucano, e em Jati, no Ceará.
ESTRADA- O Governo retomou a pavimentação da PE-193, ligando Capoeiras a São Bento do Una. Segundo o presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado, Antônio João Dourado, serão investidos R$ 7,5 milhões na construção de três pontes e 4,5 km que ainda precisam ser asfaltados.
Perguntar não ofende: Para onde estão indo os votos de Marina?
'Porventura não erram os que praticam o mal? Mas beneficência e fidelidade haverá para os que praticam o bem'. (Provérbios 14-22)
| |
| Escrito por Magno Martins, às 06h00 |
Quem Sou Professora Madalena França.Aqui você tem a melhor informação com a maior veracidade dos fatos.
Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo
sábado, 10 de maio de 2014
Pesquisa Aponta que Eduardo não Cresceu. Diz a Coluna do Sabadão de Magno Martins
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um dia a casa cai: casal na mira do MPP
O MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO ABRE OS OLHOS PARA A “FARRA DAS FESTAS” EM SURUBIM E CASINHAS A paciência acabou. O Ministério Público d...
-
A categoria de professores beneficiários dos precatórios de Orobó, depois de mais de cinco meses de tentativas de uma negociação amigável ...
-
Desde 22 de julho do corrente ano ,que os professores de Orobó buscam receber uma indenização do FUNDEF , verba do governo federal .( Dinhe...
-
Comunicamos aos parentes e amigos que o céu em festa e os anjos receberam na madrugada de hoje aos cem anos, 11 meses e 14 dias, a Senhor...
Sem comentários:
Enviar um comentário