Não vamos deixar acabar o que é nosso!
Os pontos turísticos de uma cidade é patrimônio Público e sua cultura, Patrimônio Imaterial de sua gente. Assim os governantes deveriam se preocupar com a conservação do Patrimônio Público, e a valorização da Riqueza Cultural do povo do município que representa.
Parece que os prefeitos de Bom Jardim e Orobó ,não estão muito atentos a isso. Em Orobó derrubou-se árvores quase centenárias da Praça da Matriz, desmanchou-se prédios públicos e até hoje está em completo abandono, e isso parece muito natural.
Se falar de Cultura, ai é que a coisa é desastrosa. Vários talentos da música, da poesia e diversas áreas culturais são invisíveis aos olhos dos "donos do Poder." Tenho observado uma talento excepcional de um artista poético chamado ESPERANTIVO. Ele não mora aqui, mas é filho do Sítio Varjão de Orobó. O cara é um fera na poesia cordelista. Sabe versar com rima, métrica, elegância e muita sabedoria. Expõe seus talentos, retratando assuntos diversos, nas redes sociais, onde todos leem, e nunca vi nenhuma manifestação de apoio da Secretaria de Cultura,ou de Educação, para trazer esse brilhante artista para um Sarau nas Escolas Municipais,incentivando os educandos para o amor à Poesia e a Literatura. Não posso ser omissa a mim mesma, que sou também, uma amante da poesia. Tenho um livro intitulado "Sonho Meu",lançado em 10/05/2014, graças a Deus, aprovado por personagens como o Deputado Zé Maurício,de quem recebi uma Moção de aplauso na Assembléia Legislativa de PE, o Empresário Dui do Bujão, diversos professores e amigos, o ex- Juiz de Direito da Comarca de Orobó, o Meritíssimo Dr. Fernando Sabino, o qual enviou-me um lindo cartão de parabéns e muitas outras almas nobres ,reconheceram o meu valor poético. Que eu saiba, atualmente sou a única professora de Orobó com registro na Biblioteca Nacional, e aos olhos dos que fazem o governo e a Cultura local, isso é um fato completamente, irrelevante, se duvidar até proibido. Só observo a mesquinhez de um povo de Alma Pobre, que não sabe olhar o outro com os olhos de Deus. Não precisei de nenhum deles, para comprar meu livro, e hoje resta apenas dos que foram editados, o que eu deixei de lembrança. Lamento por não poder contribuir mais,com o encanto da Poesia com o povo da Minha Terra. Essa moça da foto ao lado é Muçulmana, Chama-se Fátima ou Fatume, na sua Lingua, A conheci no RJ e ouvi uma declaração emocionante sobre a "Obra Sonho Meu".Por ela e por tantas outras , eu já me sinto uma escolhida e privilegiada por Deus. E isso me basta. Pois "Nem Todo Dinheiro é Riqueza e Nem Toda Riqueza é Dinheiro".
Por isso, manifesto aqui, a minha solidariedade, a Brazinete Souto Maior, pela preocupação com o Patrimônio público da sua terra. Parabéns Brazinete! É assim que se reconhece uma verdadeira cidadã do mundo.
Vejam o que disse a moça em sua página pessoal facebook:
Sem comentários:
Enviar um comentário