Em áudios que circulam pelas redes sociais, criminosos prometem aterrorizar o Rio de Janeiro nesta semana
A região de Costa Barros, onde está localizado o Complexo da Pedreira, que era comandado por Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, segue com o clima tenso após a morte do traficante, no último sábado. Em áudios divulgados nas redes sociais, supostos criminosos garantem que haverá retaliação e prometem matar 50 policiais nesta semana.
"A meta dessa semana é matar 50 polícia (sic) para vingar a morte do amigo. Hoje a ordem é matar polícia (sic). Não vai ficar assim a morte do Playboy. Uma semana direto de terror no Rio de Janeiro", diz um bandido.
Mais de 6 mil alunos ficam sem aula na região
Alunos das redes municipal e estadual de ensino não tiveram aula nesta segunda-feira, primeiro dia útil após a morte de Playboy. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, nove escolas, três creches e cinco Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) estão sem atendimento na região de Costa Barros, prejudicando 5.759 alunos. Já a Secretaria de Estado de Educação informou que o Colégio Estadual Jornalista Rodolfo Fernandes, na Pavuna, também teve sua atividade suspensa. A unidade atende cerca de 400 estudantes. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que no domingo ficou fechada, está funcionando normalmente.
O Complexo da Pedreira segue ocupado pelo Comando de Operações Especiais da PM por tempo indeterminado. De acordo com a corporação, não teve nenhum registro de ocorrência nesta segunda-feira e policiais do 41ºBPM (Irajá) reforçam o policiamento no entorno na comunidade.
Playboy foi morto no último sábado, durante operação das polícias Civil, Federal e Militar. O traficante foi cercado por agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) que durante as investigações identificaram três endereços usados pelo bandido para dormir. O criminoso foi encontrado na casa da namorada, na Rua Ayrton Senna 40, e, ao perceber a chegada da polícia, tentou fugir e invadiu um outro imóvel, onde havia um homem e uma adolescente de 14 anos. Neste local, ele reagiu com uma pistola Glock, foi atingido por tiros no abdômen e no tórax e morreu a caminho do Hospital Federal de Bonsucesso. Quatro seguranças conseguiram fugir com fuzis.
Ambicioso, Playboy arquitetava conquistar territórios até em áreas já dominadas por Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), como o Morro do Andaraí, na Zona Norte. Para aumentar seu poderio, o traficante negociava uma aliança com parte da facção Comando Vermelho (CV). Há três meses, montou base no morro dos Macacos, em Vila Isabel, onde também tem UPP. Dali, comandou uma série de ações com o objetivo de conquistar o Morro do Andaraí, segundo a polícia.
Outra meta era expulsar rivais do Terceiro Comando Puro e tomar o controle do tráfico nas favelas Vila do João, Esperança, Salsa e Merengue e Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré, em processo de ocupação da PM.
Sem comentários:
Enviar um comentário