Quantos e quem são os Tiradentes de agora?
Chegou o feriado e todos se alegram com o dia de lazer. Contudo, hoje é dia de homenagens, e de se *repensar à Liberdade*. De atentar para quantos e quem são os heróis de agora? Nós,os Tiradentes de hoje, não morremos mais na forca em praça pública. Morremos em emboscadas, crivados de balas, somos torturados na nossa integridade, somos perseguidos, somos humilhados, somos processados,porque lutamos, queremos e ainda vivemos como aquele herói do século XVIII, Joaquim José da Silva Xavier, Ativista político, que queria apenas libertar o Brasil da opressão.
Quantos Tiradentes de agora não já morreram por esse mesmo sonho de liberdade. São eles juízes, defensores Públicos, advogados, jornalistas, líderes do grupo sem terra, ambientalistas, radialistas, blogueiros...
*Somos nós os heróis de hoje*. Por isso sujeitos a nos tornar mais um mártir pela causa da verdade, e de uma sociedade justa e digna para todos. Quantos heróis anônimos estão a mais de duas semanas l nas ruas , aqui em Pernambuco,lutando por dignidade em sua profissão, salário justo e valorização da Educação? Quantos foram as ruas nos últimos tempos, protestar contra a corrupção, reforma política, direito a igualdade de sexo, de cor e até de crença? Quantas dessas pessoas não foram presas, agredidas, expostas a balas de borracha, splay de pimenta etc ,etc,etc...
Há mais de duzentos anos disse Joaquim,o Tiradentes: " Se todos quisermos poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la".Até hoje esse sonho de liberdade está longe de chegar.O que significa ser livre? " Ser livre é ser cidadão. Ter moradia,laser, saúde e educação, direito de opinar e liberdade de expressão".(Sonho Meu de Madalena França). Será que realmente somos livres ou escravos do destino de viver num país onde a impunidade impera, onde se dorme pelas calçadas das rua, onde a droga dominou e chegou aos espaços mais remotos, onde somos perseguidos pela nossa opção política, pelas nossas opiniões?
Quem são hoje os carrascos, os responsáveis ,pelas agressões e até pelas mortes desses novos heróis?
Não desistamos de ser e de conquistar a cada dia mais um Tiradentes. Sem esses mártires o sonho de Joaquim José da Silva Xavier nunca realizara-se-á. Lutemos juntos para que o sacrifício dele não tenha sido em vão.
Bom feriado a todos!
Escrito pela professora Madalena França Licenciada em História.
Sem comentários:
Enviar um comentário